Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Catarina Martins: "O país exigirá pronunciar-se sobre o rumo da UE"

07 jul, 2016 - 17:41

Líder bloquista avisou também que se as contas públicas forem afectadas por sanções de Bruxelas não aceita aprovar medidas de austeridade.

A+ / A-
Catarina Martins. No campeonato das sanções, a "direita está a torcer pela Alemanha"
Catarina Martins. No campeonato das sanções, a "direita está a torcer pela Alemanha"

A líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, voltou esta quinta-feira a defender um referendo a questões relacionadas com a União Europeia.

No debate parlamentar do Estado da Nação, Catarina Martins criticou um tratado orçamental que ameaça os países de sanções e o que disse ser políticas neoliberais impostas à Europa pelo ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schauble.

"Mais cedo do que tarde, o país exigirá pronunciar-se sobre o rumo da União Europeia", declarou a líder do Bloco de Esquerda.

Catarina Martins mostrou disponibilidade para discutir com os outros partidos uma consulta popular, depois do "choque" inicial que a proposta causou.

"Registamos a evolução e estamos disponíveis para esse debate. O Presidente da República já veio reconhecer que sempre defendeu 'referendos sobre passos a dar na Europa'", acrescentou.

A líder bloquista avisou também que se as contas públicas forem afectadas por sanções de Bruxelas não aceita aprovar medidas de austeridade.

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, também aproveitou o debate do Estado da Nação para deixar críticas ao actual rumo da União Europeia.

Jerónimo de Sousa defende, nomeadamente, "a suspensão imediata e a revogação do tratado orçamental", numa altura em que Portugal pode ser alvo de sanções por incumprimento das metas do défice.

[notícia actualizada às 18h18]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JS
    08 jul, 2016 Santa Combadão 11:49
    Nem sei como há pessoas que conseguem viver num mundo de fantasia. Como é possível que ela acredite naquilo que diz? Só é possível devido à lavagem cerebral da qual foi vítima!
  • AC
    07 jul, 2016 Lx 22:22
    Populista e irresponsável, Até quando alguém ainda pode ir atrás desta propaganda irrealista e mentirosa destes antieuropeus que só trazem desgraça por onde andam?
  • 07 jul, 2016 v 22:19
    Deveria ter havido um referendo a quando da adesão ao euro,agora deve haver um referendo se sim ou não á UE,serão os ingleses estúpidos? ou será que os nossos chicos espertos têm medo de perder os seus tachos e mordomias.
  • norton zig
    07 jul, 2016 lx 21:59
    Um governo de gulosos que querem poleiro só podia dar em porcaria e levar isto tudo para o lixo. Uma lástima
  • luis
    07 jul, 2016 cascais 21:54
    este bloco de esquerda é um partido irresponsavel. A libra desvaloriza todos os dias, ja nao tem governo. A economia no 2 semestre vai cair. Ao contrario de que os ingleses pensaram era o euro que valorizava a libra
  • AB
    07 jul, 2016 Evora 21:49
    Estou fartíssimo desta democrata-quando-convém mais do Jerôntico. Já olharam para Inglaterra? A 5ª economia mundial, sempre com moeda própria, em termos económicos voltou 30 anos atrás. Quanto acham estes crânios de esquerda que ia valer o novo Escudo? Extrapolando, perdia logo uns 50%, e a prazo outro tanto. Bananas, que são importadas, só os muito ricos as poderiam comprar. Acontece que eles sabem. É essa neo-Venezuela que querem governar. Acordem, portugueses. Não há soluções políticas perfeitas, mas há algumas mesmo, mesmo más.
  • Alvaro
    07 jul, 2016 p 21:20
    Exigências e mais exigencias com apenas12% dos votos, imaginem o que seria se tivesse ganho como Passos.
  • paulo
    07 jul, 2016 angra 21:10
    ó catarina cala-te
  • José Gomes L
    07 jul, 2016 Lisboa 20:11
    Mas esta esganiçada não pára de dizer idiotices????? Ainda vai pedir um referendo para se fazer outro referendo.
  • João gil
    07 jul, 2016 Lisboa 19:43
    O país é Catarina martins, está visto. Esta ditadorazeca de trazer por casa olha-se ao espelho e auto convence-se do absolutismo do poder de que vai gozando nesta altura. Portugal e os verdadeiros democratas e progressistas não te deixarão passar vitoriosa e espezinhar o voto da maioria do país. Catarina, a social fascista!

Destaques V+