Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caixa. Oposição acusa Centeno de "aumentar incerteza" e criar "vendaval de boatos"

06 jul, 2016 - 14:23

Ministro das Finanças responsabilizou anterior governo PSD/CDS-PP pelo "desvio enormíssimo" no plano de negócios da CGD, que ultrapassou os três mil milhões de euros.

A+ / A-

O PSD e o CDS consideraram esta quarta-feira no parlamento que o ministro das Finanças, Mário Centeno, está a "aumentar a incerteza" em relação à Caixa Geral de Depósitos (CGD) e a criar "um vendaval de boatos".

Mário Centeno, que está esta quarta-feira a ser ouvido na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, responsabilizou o anterior governo PSD/CDS-PP pelo "desvio enormíssimo" no plano de negócios da CGD, que ultrapassou os três mil milhões de euros.

"Há um desvio enormíssimo no plano de negócios que o governo anterior geriu com a CGD, que atinge verbas superiores a três mil milhões de euros, e que tão diligentemente o governo anterior acompanhou", acusou Mário Centeno.

O deputado social-democrata Leitão Amaro e a deputada centrista Cecília Meireles falaram aos jornalistas, à margem da audição parlamentar, para lamentar estas afirmações do ministro das Finanças, que consideraram ser irresponsáveis.

Leitão Amaro afirmou que Mário Centeno "veio aumentar a incerteza e a insegurança sobre a CGD quando veio falar de desvios de um plano de negócios de três mil milhões de euros", lamentando que, "ao contrário do que devia ter feito, o ministro das Finanças não respondeu e não informou quais são as necessidades de financiamento da Caixa".

O deputado do PSD elencou ainda uma série de informações que o governante "não disse e devia ter dito", nomeadamente que "eventuais diferenças face a previsões de rentabilidade se devem à queda significativa da Euribor, que é muito boa para os portugueses que têm créditos à habitação, mas que esmaga a margem financeira dos bancos", que "foram reconhecidas imparidades para limpar os créditos que foram gerados de forma irresponsável na década de 2000" e que, "nos últimos quatro anos, a Caixa melhorou a sua situação".

"Quando precisávamos que o Governo trouxesse confiança e transparência, o Governo veio, pela voz do ministro das Finanças, criar um facto que é falacioso e que deixa uma dúvida e uma incerteza que não faz sentido. Esta história de hoje não corresponde a um buraco na Caixa", disse ainda Leitão Amaro.

Também a deputada do CDS Cecília Meireles fez uma declaração aos jornalistas em que disse que "o ministro das Finanças tem tendência para escolher os dias em que joga a selecção nacional para falar sobre a Caixa" e que "infelizmente faz declarações que são muito incompletas e que agravam o verdadeiro vendaval de boatos em que este Governo envolveu a CGD".

A parlamentar lamentou ainda que Mário Centeno não tenha respondido às duas questões que o CDS considera pertinentes: "Quanto é que isto nos vai custar a todos e quando é que vai haver esta recapitalização?".

Para Cecília Meireles, "a maneira como todo este assunto tem vindo a ser tratado, com cada vez mais boatos e cada vez menos informação, é uma forma muito irresponsável de tratar este assunto".

Questionados sobre quais eram as necessidades de capital da CGD quando o anterior governo PSD/CDS saiu de funções, nenhum dos deputados respondeu à pergunta, remetendo esta matéria para o debate na comissão parlamentar de inquérito à Caixa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • boatos?
    06 jul, 2016 lis 18:53
    Esta direita trapezista gosta muito de se ver ao espelho!...Quem não os conheça que os leve a serio! Gente mais hipocrita e intelectualmente desonesta, não existe! Já para não falar de outras desonestidades que põem os contribuintes a pagar para eles viverem à grande e à "portuguesa"! Sacanagem!
  • Pinto
    06 jul, 2016 Custoias 18:16
    Muito dinheiro foi desviado da CGD em forma de legalidade. O problema é que essa gente responsável deviam apanhar prisão perpétua como na China.
  • Para esta direita
    06 jul, 2016 Pt 17:00
    Trauliteira quando são confrontados e denunciados com o que fizeram chamam boatos! Eles os sérios que metem a mão no pote, armam-se em vitimas e viram o bico ao prego inventando intrigas para fazerem de quem em serio, um grande malandro! Onde está a justiça isenta para investigar esta trupe de malfeitores legalizados?
  • Acredito mais
    06 jul, 2016 Pt 16:53
    Na honestidade e idoneidade de Centeno do que em dezenas de malabaristas dos PSDs que até construiram um banco (BPN) para eles e todos sabemos no que deu! A propria Caixa tem centenas de milhões de imparidades do BPN! Como é que isso aconteceu? Também foram os xuxas?...Será que os portugueses não raciocinam e ainda continuam a dar credito a esta pandilha?
  • Oposição
    06 jul, 2016 Lx 16:46
    Composta por uma trupe de malfeitores que começaram com o BPN e passaram por todas as instituições financeiras! Foi um fartar vilanagem e os contribuintes a pagarem para eles se manterem na sua zona de conforto! Quando é que esta.gente vai ser investigada e julgada? Agora se vê porque andaram a lançar o espantalho para uma comissão de inquérito na AR! Assim sabem que lá estão para poderem controlar, com a agravante de terem nomeado como presidente dessa comissão e um dos seus correligionários. Vergonhoso!
  • jr
    06 jul, 2016 s.tirso 16:11
    Esta direita trauliteira e ranhosa, não tem mesmo vergonha na cara. São iguais ou piores que os outros e querem convencer os incautos que são os mais sérios á face da terra!
  • Luis
    06 jul, 2016 Lisboa 14:57
    Os nossos politicos não mentem. Os nossos deputados são homens de palavra. Quando eles na AR se acusam mutuamente de incompetentes, desonestos, aldrabões, tachistas e de outros mimos eles estão a falar verdade. Esta observação é só para aqueles poucos que ainda o não sabem.
  • TUGA
    06 jul, 2016 LISBOA 14:35
    É POR ESTA PALHAÇADA TODA QUE EU HÁ ANOS QUE NÃO VOTO EM NINGUÉM!!! TODOS, TODOS, TODOS, TODOS, TODOS, TODOS, MAMARAM!!!!!! A CGD DE ALCUNHA (BANCO) FOI A PARTELEIRA PARA OS TACHOS DE TODA A POLITICADA, TUDO MAMOU AGORA ACUSAM-SE UNS AOS OUTROS, NINGUÉM SABIA DE NADA, NINGUÉM VIU NADA, NINGUÉM SE LEBRA DE NADA!!!! CULPEM OS SEM ABRIGO!! PRONTO!!!!!! ESSES GAJOS GAMARAM À FARTAZANA, MALDITOS SEM ABRIGO!!!!!!

Destaques V+