Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PS responde. “Questão das sanções põe-se exactamente por Maria Luís Albuquerque ter sido ministra"

02 jul, 2016 - 23:29

João Galamba considera que a dirigente do PSD fez comentários "inaceitáveis" e "um pouco absurdos".

A+ / A-

O PS acusou a vice-presidente do PSD Maria Luís Albuquerque e os seus "falhanços" de estarem na origem da questão de eventuais sanções europeias a Portugal.

Comentando declarações da vice-presidente do PSD, este sábado em Lisboa o porta-voz do PS, João Galamba, disse que Maria Luís Albuquerque fez comentários "inaceitáveis" e "um pouco absurdos".

"Porque não pode dizer que que se ela fosse ministra não haveria sanções, porque a questão das sanções põe-se exactamente por causa de Maria Luís Albuquerque ter sido ministra", disse João Galamba à Lusa, acrescentando que o que está em causa é o período 2013-15, nomeadamente o défice de 2015.

"Se o Governo anterior tivesse continuado em funções, se eu ainda fosse ministra das Finanças, esta questão não se estaria a colocar para Portugal neste momento", garantiu Maria Luís Albuquerque, que falava aos jornalistas, na sede do PSD, em Lisboa, quando disse também que Bruxelas está "preocupada com o actual Governo e com esta maioria", que, na sua opinião, não transmitem confiança à União Europeia.

João Galamba respondeu que a atitude da ministra é de "ataque ao país" e mostra que o PSD, quando aprovou no Parlamento um voto contra sanções a Portugal, foi "uma farsa", porque "na realidade está apenas interessado em fazer política mesquinha".

"Neste momento o Governo bate-se patrioticamente na Europa na defesa dos interesses do pais, para tentar proteger o país dos falhanços de Maria Luísa Albuquerque. Não deixa de ser irónico que venha agora a ex-ministra, nesta intervenção lamentável, atacar o governo que está a tentar defender Portugal", afirmou.

O dirigente socialista que na questão de Portugal vir ou não a ser alvo de sanções de Bruxelas o "réu" é mesmo a antiga ministra, porque é o trabalho dela que está a ser avaliado e não o do actual Governo.

Portugal pode vir a ser alvo de sanções da Europa por défice excessivo. Hoje mesmo, o vice-presidente da Comissão Europeia responsável pela pasta do Euro, Valdis Dombrovskis, sugeriu que os fundos estruturais para Espanha e Portugal poderão ser congelados devido à derrapagem orçamental em 2015.

Para o responsável, "é inegável" que "Espanha e Portugal não atingiram as metas acordadas", adiantando que este tema estará "muito em breve" na agenda de negociações em Bruxelas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Albano Araújo
    04 jul, 2016 Lubango 08:54
    João Galamba, porqué no te callas!!!?
  • João Lopes
    03 jul, 2016 Viseu 22:27
    É próprio das criançolas mimadas e irresponsáveis nunca assumirem a responsabilidade pelos seus atos. Todos são sempre culpados quando algo não corre bem...
  • José Gomes L
    03 jul, 2016 Lisboa 19:34
    Porque é que este Galamba quer transformar Portugal na Venezuela da Europa?
  • PSDs
    03 jul, 2016 port 18:07
    Traidores do país! Está mais do que visto que só se interessam pelos seus interesses e o país e os portugueses para eles, são meros contribuintes dos bolsos deles e da sua seita! Mas será preciso mais alguma coisa para tirarmos esta conclusão? O actual PSD está a ser capitaneado por uma liderança de oportunistas e de agarrados ao poder custe o que custar! Nem em democracia sabem viver! Tribo de traidores!
  • António Rebelo
    03 jul, 2016 Castelo Branco 17:05
    Em minha opinião acho muito mau o meu País ser sancionado.A ex.ministra das finanças agora e a coitadinha e vem a publico dizer aue a culpa e do vizinho. Tenha vergonha coisa que como ministra das finanças nunca a teve.
  • RIB
    03 jul, 2016 PORTO 16:08
    1.º o anterior governo camuflou as contas e é um facto, não conseguiu atingir os 3%. 2.º a ministra, dos cofres cheios de nada, se estivesse calada fazia melhor figura porque o seu discurso é detestável. 3.º com o decorrer do tempo a paf está a passar para fora do "arco da governação" como o senhor portas tanto gostava de clamar. 4.º estes senhores que contribuíram para a desgraça de milhares e milhares de portugueses estão, com a sua política rasteira, a contribuir e influenciar a tal família política, neoliberal, a implementar sanções a Portugal. 5.º quando eram governo rejeitaram quaisquer acordos levando ao isolamento toda a oposição. 6.º não percebo, em muitos casos, a intervenção destes senhores, sistematicamente, nos órgãos de comunicação sociais públicos. ...
  • José Manuel Fernande
    03 jul, 2016 Mem Martins 15:45
    O governo do ps está outravez a atrazar os pagamentos a por as contas dos hospitais e das empresas públicas debaixo do tapete e vai fazer isso pelo menos até o fim do ano nada está a correr como tinham previsto depois vão dizer que a culpa é de quem vem a seguir é sempre a mesma coisa A PORCA VOLTA SEMPRE AO LAMASAL É ONDE SE SEMTE BEM NA GAMELA.
  • Rui
    03 jul, 2016 Loures 13:36
    Até quando o anterior Governo será culpado dos erros dos outros. Isto é sempre a mesma coisa. Será que a anterior Ministra das Finanças é culpada por uma grande parte dos portugueses ainda não ter recebido o IRS. As Finanças dizem que o processo está em analise, como milhares de outros, ou se calhar milhões. Eu acho que eles não têm dinheiro para pagar e ainda a enganar os portugueses, é uma VERGONHA o que se está a passar. Foi para isto que foram para o Governo, livra, saiam então. Estou DESEMPREGADO e o dinheiro do IRS faz me muita falta. Será que me vão pagar com Juros e penalizações como nos aplicam a "todos nós" quando falhamos algum pagamento. Estou cá para ver a não ser que me calem. Palavras de um português com passado mas sem futuro.
  • Camarada Zequinha
    03 jul, 2016 Seixal 12:54
    Esta gentinha está apostada em lavar-nos á falência . Força geringonça . NÃO DESISTAM ... Quanta mais miséria mais votantes ...
  • Matemático
    03 jul, 2016 Braga 12:22
    Até parece que Maria Luís foi a Ministra das Finanças até ao fim de Dezembro! Houvera bom senso da parte da geringonça e não andar por aí a meter medo à Europa e ao Mundo e o défice teria sido bem inferior aos 3%. Mas, qual quê?, interessava-lhes complicar a situação e prestar um mau serviço ao País. Infelizmente, a desgraça não ficará por aqui.

Destaques V+