Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brexit. Morte de deputada “vai fazer algumas pessoas mudar de opinião e votar pela permanência"

16 jun, 2016 - 18:50 • Inês Alberti, em Londres

A Renascença falou com a jornalista Cathy Grieves, da BBC, depois da morte de Jo Cox, deputada trabalhista, assassinada na rua alegadamente por um opositor.

A+ / A-

Veja também:


A jornalista Cathy Grieves, da BBC, acredita que a morte da deputada trabalhista, assassinada esta quinta-feira na rua, vai favorecer a campanha pela permanência na União Europeia.

Em declarações à Renascença, Cathy Grieves lembra que “Jo Cox estava muito activa na campanha pela permanência e pessoas que estão indecisas podem dizer: ‘Não queremos que isto aconteça’ e ‘ela fazia um bom trabalho’. É terrível dizer isto, mas penso que a sua morte vai fazer algumas pessoas mudar de opinião e votar pela permanência”.

Grieves lembra ainda que ambas as campanhas suspenderam todas as acções desta quinta-feira em homenagem à deputada. O próprio primeiro-ministro, David Cameron, anulou uma viagem que ia realizar.

A jornalista acrescenta que “uma pessoa foi detida”, mas que agora é preciso esperar. “Há rumores de que o ataque teve a ver com a campanha da União Europeia, mas temos de esperar para ver se se confirma”.

A deputada trabalhista inglesa Jo Cox, de 41 anos, morreu esta quinta-feira depois de ter sido baleada e esfaqueada por um homem que terá gritado “Grã-Bretanha primeiro” antes de a atingir. A notícia do óbito foi avançada pela polícia inglesa.

O referendo sobre a permanência ou saída do Reino Unido da União Europeia realiza-se no próximo dia 23 de Junho.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Vilares
    16 jun, 2016 Braga 21:57
    Todos os Europeus tem de pensar seriamente neste assassinato e ao mesmo tempo preocuparem-se com as direitas europeias, que não olham a meios para atingirem os fins... Vimos muito recente isso no nosso Portugal de uma direita que tentou decepar os pobres e enriquecer cada vez mais os ricos.... Esta direita odiosa não admite a pluralidade a diferença o respeito pelos mais desfavorecidos, em suma a direita não admite a democracia, embora para nos tentar enganar, enche a boca com a palavra democracia o que na prática é totalmente o contrário... Uma palavra de conforto para a família desta Deputada mas não tenham dúvidas os nazis continuam nesta Europa bem vivos...
  • ferraojorge
    16 jun, 2016 aveiro 19:34
    O titulo do artigo , é no meu ver tendencioso e desrespeitoso a quanto a decisão de cada Inglês decidir do futuro da permanência ou não na U.E . Pior ainda, o desrespeito por a vitima !

Destaques V+