Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Quer ir à Web Summit? O Governo vai oferecer vagas

07 jun, 2016 - 17:31

Costa quer fazer de Portugal o país da Europa mais "amigo do empreendedorismo". Rede de incubadoras e um Simplex "mais Simplex" fazem parte da receita.

A+ / A-

O Governo vai abrir um concurso para que 65 “startups” portuguesas possam participar na Web Summit, um dos maiores eventos de todo o mundo na área das tecnologias e da inovação, que vai decorrer em Novembro, em Lisboa. O anúncio foi feito esta terça-feira pelo primeiro-ministro, que quer fazer de Portugal "o país da Europa mais acolhedor e amigo do empreendedorismo".

O concurso é lançado no próximo mês. Os resultados serão conhecidos em Setembro.

As declarações de António Costa foram feitas durante o Lisbon Investment Summit, que decorre esta terça-feira e na quarta-feira, e visa posicionar Lisboa como destino de investimento. O evento é promovido pela aceleradora portuguesa de negócios Beta-i a.

Reconhecendo que "ao Estado não compete substituir-se aos empreendedores", o primeiro-ministro disse que há da parte do Governo a vontade de proporcionar melhores condições para os empreendedores e lembrou a sua experiência como autarca da capital para admitir que há problemas que "existem" e "são bloqueios ao desenvolvimento das 'startup'".

"Quanto ao resto é simples: é vocês fazerem aquilo que têm feito até agora, espero eu com melhores condições, e que possamos por isso ampliar ainda o peso cada vez maior das empresas inovadoras como condição para termos um tecido empresarial mais diversificado", vincou, dirigindo-se a vários empreendedores que escutavam o governante na sua intervenção na Lisbon Investment Summit.

O objectivo, prosseguiu António Costa, é tornar Portugal "o país da Europa mais acolhedor e amigo do empreendedorismo".

O chefe do Governo lembrou também a capacidade desta área económica em gerar "emprego de melhor qualidade e mais qualificado". E prosseguiu, ainda no capítulo do emprego: "É isso que é a maior ambição desta nova geração que o país hoje dispõe e não se pode dar ao luxo de desperdiçar".

Rede de incubadoras e um Simplex "mais Simplex"

Responder à dinamização do ecossistema, melhorar questões de financiamento destas empresas e trabalhar mais afincadamente na internacionalização das mesmas foram áreas exploradas por Costa na sua intervenção.

"Fazer uma grande rede de incubadoras" em Portugal é um desígnio do executivo, que procurará assim "sinergias" e "dar escala" a este sector, havendo também a vontade do primeiro-ministro de que, no caso de empreendedores, haja um programa Simplex "ainda mais Simplex" que o vocacionado para as demais empresas.

A "facilitação de vistos para investidores", um relacionamento mais simples com a Autoridade Tributária e melhores condições para a criação de empresas foram matérias elencadas por Costa nesta matéria.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+