Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

SIC mostrou "desagrado" à taróloga, que pede desculpa pela "escolha das palavras"

03 jun, 2016 - 16:16

O "envolvimento e o empenhamento" da SIC na denúncia da violência doméstica "são inequívocos".

A+ / A-

Veja também:


A SIC lamentou, esta sexta-feira, a polémica provocada pelos conselhos em directo de uma taróloga a uma mulher que contou ser vítima de violência doméstica. A taróloga em causa já pediu desculpas.

“A SIC não se revê no comentário feito pela colaboradora do programa ‘A Vida nas Cartas – O Dilema’, Carla Duarte, pelo que esta situação já foi discutida entre a estação e a taróloga em causa e onde foi expresso o desagrado perante tais afirmações”, afirma a estação em comunicado.

O canal do grupo Impresa "condena veementemente qualquer acto de violência e sempre contribuiu para a discussão e esclarecimento sobre este problema social nos seus espaços informativos e na sua ficção”.

“Também os programas de 'daytime' tratam deste tema com a maior seriedade, respeito e repúdio por este tipo de crime público”, refere. “O envolvimento e o empenhamento da SIC nesta matéria são inequívocos.”

"Errei na escolha das palavras"

Depois do comunicado da estação televisiva, Carla Duarte esteve num programa da SIC no qual lamentou “profundamente” o caso e pediu “desculpa” pela forma como as suas palavras foram entendidas. “Errei na escolha das palavras ao interpretar a mensagem na consulta em questão", afirmou, citada pelo Sapo Mag.

“Assumo que não fui o suficientemente ágil na abordagem à questão colocada por uma espectadora que se dizia vítima de um flagelo social que anualmente mata tantas mulheres e que parece não ter fim, a violência doméstica. Sou totalmente contra todo e qualquer tipo de violência", disse.

A taróloga reconheceu que as suas palavras foram entendidas como "um discurso de culpabilização da alegada vítima", algo que não era a sua intenção. Afirmou ainda que iria fazer esforços para que a espectadora "seja encaminhada às autoridades e às instituições competentes".

Em entrevista à Renascença, José Félix Duque, dirigente da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, criticou a atitude da apresentadora, mas destacou um aspecto positivo: a sociedade mobilizou-se e denunciou a situação através da internet.

[Notícia actualizada às 19h11 com o pedido de desculpas de Carla Duarte]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • almague
    06 jun, 2016 Lisboa 14:05
    A culpa é da SIC. Pergunto à SIC: Quem é esta Carla, que a SIC aceitou que entrasse pela minha casa dentro através deste canal para dizer umas baboseiras e umas tretas?
  • fields
    04 jun, 2016 lx 16:54
    A sra. estava com certeza a referir-se à atitude que o homem deve ter nas situações de violência psicológica exercida pela mulher, que muitas vezes é bem pior que a violência fisica. No dia em que os homens perderem a vergonha aí vamos ficar a conhecer o outro lado da violência doméstica, que toda a gente sabe que existe mas que ninguém quer reconhecer porque não vende, se dúvidas houvesse basta olhar para a forma apressada como que a sic veio desmarcar-se do caso. Quanto às associações do ramo, apav's e cia, um dia destes ainda vamos vê-las a enviar panfletos para casa das pessoas, do tipo - denuncie um caso de violencia doméstica e ganhe uma viagem com estadia em hotel de 5 estrelas em regime completo. A violencia doméstica, tal como muitas outras coisas, para muito boa gentinha não passa de um negócio.
  • Joaquim Basto
    04 jun, 2016 Gaia 15:22
    Na minha opinião e, porque por acaso estava a ver com minha mulher esta sessão, tendo até comentado com ela, que achava que Carla Duarte, deu essa opinião, de levar com calma a situação, porque quando se trata de lidar com certos BICHOS VIOLENTOS, tem que ser ter muita cautela, porque daí ao crime são dois passos. Ora, o que é melhor, é uma mulher nesta situação, tratar de resolver o caso com inteligência, levando a uma separação se possível não litigiosa ou levar um tiro.? Sou Homem mas jamais estou de acordo que entre um homem ou vice-versa, haja violência. Quando não agrada, deve haver entendimento e acabar com esse casamento ou união defacto.
  • Tretas
    04 jun, 2016 Pt 11:06
    Pior a emenda que o soneto! Agora não quer é perder o tacho para continuar tarologar na cartomância!
  • celia
    03 jun, 2016 Palmela 18:43
    E pena que essa senhora nao saiba o que e levar oorrada do marido, fisica ou verbalmente. Mas eu digo uma coisa a SiC, qualquer pessoa serve para um programa desses?? Esta aqui mais m tacho do que outra coisa....
  • Se tiver tempo
    03 jun, 2016 pt 18:19
    quero ver se não oiço a entrevista!...
  • maria
    03 jun, 2016 açores 17:29
    não vale a pena ela ser entrevistada porque irá puxar a brasa à sua sardinha
  • lv
    03 jun, 2016 lisboa 16:49
    Até a Tarologa taralhoca, veste de amarelo!

Destaques V+