A+ / A-

Estado Islâmico explode dois carros e faz mais 32 mortos no Iraque

01 mai, 2016 - 13:13

A primeira explosão ocorreu perto de um edifício governamental, e a segunda a cerca de 60 metros de uma estação de autocarros, afirma a polícia iraquiana.

A+ / A-

Dois carros-bomba causaram pelo menos 32 mortos e 75 feridos no centro da cidade de Samawa, no Iraque. Espera-se que o número suba. O atentado já foi reclamado pelo autoproclamado Estado Islâmico.

A primeira explosão ocorreu perto de um edifício governamental, e a segunda a cerca de 60 metros de uma estação de autocarros, afirma a polícia iraquiana.

Foram reveladas fotografias na Internet que mostram uma grande nuvem de fumo a sair pelo topo dos edifícios e carros queimados. Perto de uma das explosões também foram encontrados corpos queimados no chão, incluindo de crianças. A polícia e os bombeiros transportaram as vítimas das explosões em macas ou nos próprios braços.

O Estado Islâmico posiciona-se principalmente nas zonas sunitas do Norte e Oeste do Iraque, longe das províncias do sul onde Samawa está localizada. Ataques como este são relativamente raros.

O crescimento da linha dura dos insurgentes sunitas tem exacerbado o conflito religioso no Iraque, sobretudo entre xiitas e sunitas que emergiu depois da invasão do Iraque e consequente queda de Saddam Hussein, em 2003.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+