A+ / A-

Lava Jato. Prisão preventiva para luso-brasileiro detido em Lisboa

22 mar, 2016 - 18:11

Justiça brasileira ainda não enviou pedido de extradição de Raul Schmidt.

A+ / A-

O Tribunal das Relação de Lisboa (TRL) determinou hoje como medida de coacção a prisão preventiva do cidadão luso-brasileiro Raul Schmidt, detido em Lisboa na segunda-feira pela PJ, no âmbito da operação Lava Jato.

Segundo o presidente do TRL, ainda não chegou ao tribunal qualquer pedido de extradição por parte das autoridades brasileiras, existindo apenas uma "detenção provisória por parte das entidades judiciárias do Brasil".

"Este processo fica a aguardar que o Estado brasileiro formule o pedido de extradição, tendo um prazo de 40 dias a partir da notificação", acrescentou.

Raul Schmidt foi hoje ouvido pelo juiz desembargador Agostinho Torres que determinou a sua prisão preventiva, depois de terça-feira o sócio de um antigo director da Petrobras ter sido detido por suspeitas de corrupção e branqueamento, no cumprimento de uma carta rogatória da operação Lava Jato, que investiga crimes económico-financeiros no Brasil.

Em comunicado, a PJ explicou que "o detido foi investigado pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal do Brasil por ter agido como intermediário de operações da Petrobras que levaram ao recebimento indevido de comissões no valor de vários milhões de reais".

A operação Lava Jato, que começou em Março de 2014 e já vai na 26.ª fase, investiga os casos de corrupção na Petrobras há mais de dois anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+