Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alegre defende Soares. “Tinha o seu estilo” e poderia ser "excelente ministro da Cultura"

08 abr, 2016 - 18:57

Em entrevista ao "Ensaio Geral" da Renascença, o histórico socialista lamenta que o seu “amigo” João Soares tenha deixado o Governo por causa do episódio das "bofetadas".

A+ / A-

João Soares “tinha o seu estilo” e todas as condições para ser um “excelente” ministro da Cultura, afirma o histórico socialista Manuel Alegre, em entrevista ao programa “Ensaio Geral” da Renascença.

O poeta, que está em Castelo Branco no Festival Fronteira, não comenta o episódio das ameaças de bofetadas a dois comentadores, mas lamenta que o seu “amigo” tenha deixado o Governo.

“Eu sou amigo do João Soares. Creio que ele tinha todas as condições para ser um excelente ministro da Cultura. Tem o seu estilo”, afirma Manuel Alegre.

“As pessoas estavam satisfeitas. Nunca nenhum ministro tinha ido às Correntes d’Escritas, a pequenos acontecimentos que têm muita importância para as pessoas e ele ia lá. E acho que tinha todas as condições para ser um bom ministro da Cultura, mas aconteceu este episódio. Tenho verdadeiramente pena”, sublinha.

Para próximo ministro da Cultura, Manuel Alegre diz que é preciso alguém que saiba fazer obra mesmo com pouco dinheiro.

Em entrevista à Renascença, o poeta sublinha que é preciso um ministro da Cultura com “peso político” como tinha João Soares.

“Gostava de ver alguém com uma visão como ele [João Soares] tinha, uma visão de que na Cultura é preciso fazer obra mesmo com pouco dinheiro, estar próximo das pessoas, não ter uma posição dirigista, não atender só aos subsídio-dependentes e perceber que a Cultura é para todo o país e para todos, e alguém com peso político para fazer isso”, defende o escritor, que acaba de lançar o livro “Uma Outra Memória”.

A entrevista a Manuel Alegre ao programa “Ensaio Geral” é transmitida esta sexta-feira, depois das 23h00, na antena da Renascença.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    11 abr, 2016 palmela 21:53
    estilo punk!
  • DR XICO
    11 abr, 2016 LISBOA 12:02
    João Soares já tinha mostrado tikes de ditador anteriormente, vive mal com outras opiniões, é um politico fraco ke vive na sombra do pai, nunca foi nem nunca será importante para Portugal, deveria era arranjar um emprego (sem ser boy do PS) e trabalhar para sustentar a familia
  • José Guimarães
    09 abr, 2016 Londres 18:37
    Claro que defende Sao da mesma Ediologia , e da mesma doutrina nao podia ser de outra maneira Sao eles , eles ,eles .,e só depois e que vam o resto da Nação
  • Miguel Botelho
    09 abr, 2016 Lisboa 16:22
    O pior resultado deste episódio, é saber que Vasco Pulido Valente e Augusto M. Seabra continuam como comentadores da imprensa. O próprio Augusto M. Seabra, em vez de se emendar, voltou a borrar a pintura, com mais um texto despropositado no jornal «Público». Vergonha!
  • VERA CALHEIROS
    09 abr, 2016 LISBOA---PORTUGAL. 13:39
    Jõao Soares ia ser um bom ministra da cultura,não tenho a menor duvida não temos.....Não será por cometer um pequeno deslize.LAMENTO-O MUITO.não quero deixar de perguntar ,quando os srs. da imprensa com noticias velhacas e absurdas destroem a dignidade de um politico ,o que se lhes deve fazer???? MEU QUERIDO PORTUGAL ONDE A MESQUINHEZ IMPERA!!!! DR,JOÃO SOARES ESTOU CONSIGO..............
  • Póvoa de Varzim
    08 abr, 2016 Póvoa de Varzim 23:52
    Não é verdade que nenhum outro ministro tenha vindo anteriormente ao CE, senhor Manuel Alegre...
  • Miguel Botelho
    08 abr, 2016 Lisboa 22:41
    Infelizmente, sai João Soares e Vasco Pulido Valente mantém o seu posto, como comentador sem escrúpulos e sem nível, do jornal «Público». Isto é o que se chama justiça à portuguesa.
  • Rogerio
    08 abr, 2016 Setubal 21:53
    o que você gostava era de um mamão igual a si e ao seu amigo
  • Joana Manuel
    08 abr, 2016 Coimbra 21:50
    Já ontem era tarde. Não lhe restava alternativa depois da burrada (ou borrada) que fez. E já agora, que se deixe de lamúrias sobre as ofensas que eventualmente recebeu dos jornalistas. Ele é que os insultou, e muito, ao sugerir que os mesmos escreveriam sob o efeito de alcoól e de perturbação mental. Gente que diz isto de alguém que se limitou a criticar escolhas feitas pela criatura não merece respeito nenhum. E depois vem dizer que é um defensor da liberdade de opinião. Vê-se! Havia um que os punha no Tarrafal, este fica-se pelos correctivos físicos, coisa assim a modos que mais caseirinha mas que pretendia ser convincente também. É que pondo a mordaça a estes, o passito seguinte seria fazer os outros desistir da crítica. Grande lutador, sim senhor! Mas tudo é bom qdo acaba em bem: nós livrámo-nos de boa, e ele, qualquer dia, está num poleirito qualquer à medida.. Não há que ter pena. Esta gente está sempre bem, tem amigos em todo o lado. E viva a democracia!
  • rosinda
    08 abr, 2016 palmela 21:40
    estilo rustico, imperio ,nordico ,bruto, estupido.

Destaques V+