Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FMI gostava que Portugal já tivesse um "plano B"

01 abr, 2016 - 11:09 • Paulo Ribeiro Pinto

Em caso de falhanço no cumprimento de metas, o FMI defende reposições salariais na função pública mais graduais, o fim da sobretaxa do IRS e o regresso do IVA a 23% na restauração.

A+ / A-

O Fundo Monetário Internacional (FMI) sugere que o Governo prepare um conjunto de medidas específicas para serem activadas mal se verifiquem sinais de desvios da meta do défice previsto de 2,2% do PIB.

No relatório da terceira avaliação pós-programa de ajustamento, que decorreu no início de Fevereiro, divulgado esta sexta-feira, os técnicos do FMI duvidam que as metas do Orçamento do Estado (OE) de 2016 sejam alcançadas e pedem medidas adicionais.

Entre essas medidas, os técnicos sugerem, por exemplo, reconsiderar a reversão total dos cortes salariais na função pública, que poderão ser feitos de forma mais gradual, num horizonte temporal mais longo. Recomendam também o fim da sobretaxa do IRS e o regresso do IVA a 23% na restauração.

O Fundo Monetário Internacional duvida das previsões para o crescimento da economia, esperando uma evolução mais lenta, 4mas também para a meta do défice. O Governo aponta para um défice de 2,2% do PIB, mas o FMI não muda a sua previsão: 2,9% este ano e no próximo.

Na visão dos técnicos de Washington, o OE 2016, que entrou quinta-feira em vigor, é insuficiente para manter a dívida pública numa trajectória descendente, podendo colocar riscos adicionais ao financiamento do Estado.

O FMI sublinha ainda que a reversão das privatizações e concessões já feitas podem prejudicar a confiança dos investidores. O financiamento público de empresas deficitárias pode ter custos para os contribuintes, conclui.

Os técnicos do FMI deverão regressar a Portugal já em Maio, no âmbito da avaliação anual da economia portuguesa. A quarta missão pós-programa de ajustamento está agendada para o Verão.

O Governo considera que as previsões do FMI vão contra os desenvolvimentos verificados nas contas públicas desde Janeiro, reafirmando o empenho em alcançar as metas traçadas, através da execução rigorosa do Orçamento do Estado para 2016.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis Santos
    28 jun, 2016 Almada 10:35
    Mas Portugal não pode ter um plano B. Isso foi para o Reino Unido. Portugal devia ter, isso sim, um PLANO P! Sabem o que é não sabem?
  • fanã
    01 abr, 2016 aveiro 19:40
    Os vampiros andam aflitos !!!!!!!!!
  • Joe
    01 abr, 2016 17:12
    Essa senhora Lagarde quer, de facto, um plano B para todos os países do planeta. Mas é um B de BILDERBERG!
  • JULIO
    01 abr, 2016 vila verde 16:56
    O governo de direita tirou dinheiro a parasitas inuteis para salvar o pais da banca rota, estes aldrabões voltam a preparar a banca rota. CRIMINOSOS
  • MORTE
    01 abr, 2016 ATÉ AO FIM DO MUNDO 15:34
    Para não dizer Sr. FERSILVA, que a taxa de suicídios no País, ao longo desta crise tem vindo a aumentar. Esta é uma sociedade desumanizada, onde o que conta é o dinheiro e o ter mais. A verdade, é que tudo é tão perfeito, que há o nascer e o morrer...e do morrer ninguém se safa...nem o gajo mais rico do mundo. A realidade é nua e crua...ainda bem.
  • Fersilva
    01 abr, 2016 Almada 14:19
    Para o usurpador : Você quer enganar quem ? A dívida aumentou e muito, no governo da direita que você defende, nenhum deficit foi cumprido, o País empobreceu e de que maneira, os Portugueses, nem se fala. Você deve ser dos que lucraram com o governo do farsolas e agora perdeu o tacho ! Tenha vergonha !
  • Paulo
    01 abr, 2016 Lisboa 14:14
    Quais reversões de privatizações, onde é que isso aconteceu, esta gente do fmi nem sabe o que está a dizer, mais valia estarem calados o que vale é que é dia 1 de abril e ninguém leva a sério.
  • Morte
    01 abr, 2016 Até ao fim do mundo 14:01
    Não sei é como é que esta gaja ainda está em liberdade. Já vi gente a ser presa por menos...apenas por querer comer. A comunicação social de investigação está feita com estes gajos.
  • Zé da Moca
    01 abr, 2016 Esmoriz 13:56
    Pois é, eu também acho que o FMI só tem direito a fazer estes comentários porque emprestou dinheiro a Portugal e tem de saber se vai ser reembolsado. Com este governo, certamente que tem de estar atento, pois o Xamuça e Companhia não sabem fazer contas, sabem é gastar.
  • O Crítico
    01 abr, 2016 Açores 13:20
    Eu gostava tanto que o FMI fosse levado a tribunal internacional por provocar morte e miséria pelos vários países que passou, pois o que fez vergonhoso e próprio de criminosos. Vergonhoso que essa Sra do FMI ainda abra a boca depois de estar metida em esquemas de corrupção bem graves.

Destaques V+