Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Explosões em Bruxelas. Embaixada portuguesa está a tentar apurar nacionalidade das vítimas

22 mar, 2016 - 08:42

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas confirma a informação avançada à Renascença pelo porta-voz da TAP, António Monteiro, de que as explosões se deram numa zona próxima aos balcões de "check-in" da transportadora portuguesa.

A+ / A-

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, diz que, até esta altura, não há conhecimento da existência de portugueses entre as vítimas das explosões da manhã desta terça-feira, em Bruxelas, mas é ainda cedo para ter todos os dados.

De acordo com declarações de José Luís Carneiro à Renascença, a secretaria de Estado já accionou meios junto do consulado e da embaixada portuguesa em Bruxelas para acompanharem a situação no aeroporto da capital belga, onde ocorreram duas explosões que causaram, pelo menos, um morto e vários feridos.

José Luís Carneiro confirma ter a informação avançada à Renascença pelo porta-voz da TAP, António Monteiro, de que as explosões se deram numa zona próxima aos balcões de "check-in" da transportadora portuguesa.

Uma fonte da secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas disse à agência Lusa que já foram feitos contactos com a embaixada de Portugal em Bruxelas, na Bélgica, na sequência das explosões desta manhã no aeroporto e metro belga.

A mesma fonte disse que a embaixada está em contacto com as autoridades belgas para acompanhar a situação e apurar, quando for possível, se existem portugueses entre as vítimas.

Pelo menos uma pessoa morreu e várias ficaram feridas após uma dupla explosão no aeroporto de Zaventem, em Bruxelas, anunciou a polícia federal belga.

Fontes do organismo que regula a navegação aérea civil na Bélgica e Luxemburgo, informaram que o aeroporto foi encerrado e a maioria dos voos desviados para outros aeroportos da região. Foi também encerrado o tráfico ferroviário com ligação às instalações aeroportuárias.

Segundo um testemunho citado pela rádio pública RTBF, as explosões tiveram lugar cerca das 8h00 (7h00 em Lisboa) perto de uma porta de embarque para os Estados Unidos, onde estavam muitos passageiros. A testemunha descreve "muitas pessoas ensanguentadas".

Entretanto, a imprensa belga fala já em 10 mortos e cerca de 30 feridos, citando diversas fontes de informação não oficiais.

Pela rede social Twitter, a empresa gestora do aeroporto de Bruxelas informou que todos os voos foram cancelados e que o edifício está a ser evacuado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • passado adiado
    22 mar, 2016 lisboa 09:19
    o expoente máximo da bravura e coragem é um "terrorista" ! ! ! ! ! consegue matar dezenas de indefesos. mas perante militares, esconde-se e foge que nem cão escorraçado, borrado até aos joelhos, só fica á vista a cobardia, nada mais do que reles cobardia
  • tiras peles
    22 mar, 2016 tomar 09:11
    mandem vir mais arabes

Destaques V+