Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brasil. Lula vai para o governo para ficar mais protegido da justiça

15 mar, 2016 - 15:19

Jornal "O Globo" avança que Lula já terá aceite um cargo no Governo de Dilma Rousseff. Convite da Presidente é visto como "o último lance" para travar a queda do governo do PT.

A+ / A-

O ex-Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva decidiu aceitar um cargo ministerial no governo de Dilma Rousseff, avança esta terça-feira o jornal brasileiro "O Globo". A nomeação vai permitir a Lula da Silva ganhar maior protecção jurídica face às investigações de corrupção em curso e nas quais é suspeito, nomeadamente na operação "Lava Jato".

“Ainda que esteja marcada uma conversa com Dilma Rousseff para esta terça-feira dada como definitiva, Lula avisou a vários 'petistas' próximos que decidiu aceitar o convite para integrar o ministério e voltar a despachar no Palácio do Planalto", lê-se no "Globo". Já a revista "Veja" acrescenta que “a reviravolta no núcleo do governo é vista como o último lance para evitar a queda de Dilma".

Lula da Silva admitiu, em depoimento prestado a 4 de Março e reproduzido segunda-feira na imprensa, que funcionários do Instituto Lula possam ter pedido doações a empresas da investigação “Lava Jato”.

Em resposta às perguntas da Polícia Federal no âmbito da 24.ª fase da Operação “Lava Jato”, o ex-chefe de Estado disse que negou ter procurado qualquer empresa envolvida na investigação de corrupção para pedir doações ao instituto com o seu nome, mas admitiu que funcionários daquela entidade possam ter pedido dinheiro "a todas" as empresas.

No depoimento, o ex-Presidente mostrou-se irritado: "No mundo desenvolvido isso já é uma coisa normal, ou seja, não é nem vergonha, nem crime, alguém dar dinheiro para uma fundação, aqui no Brasil a mediocridade ainda transforma tudo em coisas equivocadas".

O Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal acreditam ter encontrado indícios de que Lula recebeu vantagens indevidas, como um apartamento e reformas em imóveis, além de doações e pagamentos por palestras via Instituto Lula e a empresa LILS Palestras, que pertence ao ex-Presidente.

No domingo houve manifestações em várias cidades brasileiras contra o governo de Dilma Rousseff. Milhares de pessoas apelaram à queda do governo do PT em Brasília, no Rio de Janeiro, em São Paulo, Belém, Salvador, Fortaleza, São Luís, Maceió, Recife e Belo Horizonte.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Raul Monteiro
    15 mar, 2016 Lisboa 20:37
    Era de prever! Estava na cara. O Ministério Público brasileiro nao devia ter anunciado a detenção eminente. Devia ter detido Lula da Silva, pois os indícios de corrupção e branqueamnto de capital são mais que muitos, todos os dias se puxa mais um fio ao novelo e se descobre mais uma maracutaia. Agora foi-se a oportunidade de o interrogar decentemente. Sabia-se que Lula da Silva não tem vergonha na cara e que iria (e vai) até onde puder para ameaçar a Justiça e fugir do julgamento perante a lei. Lula insulta e ameaça todos os dias os representantes da lei, sejam eles polícias ou juízes. Ou ameaça ou manda ameaçar através dos bem colocados do PT. Uma vergonha! O Brasil está a tornar-se uma república venezuelana, o país não merecia ser comparado a um estado ridiculo e sem rei nem roque como é o de Maduro. Dilma mostrou que não respeita nada nem ninguém ao convidar Lula para lhe salvar o pelo. O Brasil está entregue à bicharada e não merecia tal azar.
  • CAMINHANTE
    15 mar, 2016 LISBOA 19:28
    Como é óbvio, um truque para fugir à normal acção da Justiça... assim vai o Brasil e o Mundo...
  • João Lopes
    15 mar, 2016 Viseu 18:54
    Este governo do Brasil envergonha a Humanidade!
  • Maria Martins
    15 mar, 2016 Boticas 17:27
    E se o Costa tiver a mesma ideia? Convidar o Sócrates para o governo, para lhe dar imunidade e não ter de responder perante a justiça, pelos crimes cometidos?
  • FCMF
    15 mar, 2016 Braga 16:07
    estes politicos são TODOS VIGARISTAS, LADRÕES, CORRUPTOS...

Destaques V+