Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro das Relações Exteriores do Brasil: “Lula é uma personagem política muito querida"

16 mar, 2016 - 14:41

Ex-Presidente brasileiro confirma aceita cargo de ministro no governo do PT. O caso de corrupção em que está implicado passa assim a ser julgado no Supremo Tribunal, onde as regras se alteram significativamente.

A+ / A-

O ministro das Relações Exteriores do Brasil acredita que Lula da Silva ainda tem muito a dar ao país e recorda o passado do ex-Presidente brasileiro. Mauro Vieira esteve reunido esta quarta-feira em Belém com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, num encontro em que o caso Lula da Silva foi também tema de conversa.

O ministro Mauro Vieira garante que Lula da Silva continua a ter um grande apoio da população. “Creio que, como qualquer outro cidadão brasileiro, ele enfrentará qualquer desfio que surja do ponto de vista legal ou político, mas tenho a certeza que ele terá sempre uma grande contribuição a dar pelo nome e pelo peso político que tem”, referiu o governante.

“Não podemos esquecer que o Presidente Lula foi eleito e reeleito duas vezes com uma grande margem de votos e com um grande apoio da população. Ele é uma personagem política muito querida e acho que tem uma contribuição muito importante para dar ao governo, seja formalmente, como membro do gabinete da Presidente Dilma Rousseff, seja na sua actividade privada na direcção do seu instituto, como tem feito até agora”, declarou ainda Mauro Vieira.

Ficou confirmado esta quarta-feira que o ex-chefe do governo brasileiro aceita o cargo de ministro da Casa Civil do governo do PT. O caso Lula da Silva passa assim ao Supremo Tribunal brasileiro, o que poderá deitar por terra a possibilidade de prisão preventiva decretada por um tribunal menor.

Lula é suspeito de lavagem de dinheiro e de ter recebido bens por parte de uma empresa ligada à operação “Lava Jato”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Dias
    16 mar, 2016 Lx 18:03
    " Quando um pobre rouba vai preso, quando um rico rouba vira ministro" Estou a citar Lula quando da campanha para o primeiro mandato como PR.
  • Nuno Ferreira
    16 mar, 2016 PORTO 16:41
    Antes demais queria dizer que acho que se o Lula não roubou, pelo menos sabia e deixou roubar, é impossível toda a gente que o rodeava e rodeia (assessores, ministros, casa civil,...,etc.) estar implicados e ele não beneficiar ou consentir. Dito isto, acho que o facto de ele agora poder ser julgado pelo Supremo e não pelos Procuradores e pelo "show off" mediático que a Justiça Brasileira (e como sabemos também em Portugal) tanto gosta. O processo será mais rápido e com toda a certeza sem tanta "fuga de informação". Quanto ao facto de ele se poder candidatar ás próximas eleições presidenciais, bom, lá tal como cá, só ganha se as pessoas votarem nele. Agora se não quiserem que ele ganhe, fazem bem, proíbem os pobres de votar (para os menos inteligentes, isto é humor, ok!). Ou em alternativa, votem nos outros partidos da oposição, afinal são todos tão sérios (ah, ah, ah, ....)
  • isabel paiva
    16 mar, 2016 mirandela 16:12
    gente sem vergonha na cara isso sim... como é possível considerar querida uma pessoa que rouba a torto e a direito?
  • Zita
    16 mar, 2016 lisboa 15:57
    Este mundo está perdido!
  • Fernando Magalhães
    16 mar, 2016 Massamá 15:54
    Os brasileiros votaram no PT porque era, aparentemente, um lufada de ar fresco mas, na realidade, são uns ladrões e vigaristas como os outros...
  • Mafurra
    16 mar, 2016 Lisboa 15:19
    Lampião também foi uma figura muito querida dos nordestinos brasileiros. Mas nem por isso deixou de ser um ladrão. Um Presidente da República tem que ser e parecer honesto.

Destaques V+