Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bruxelas prepara mudanças no IVA e admite produtos taxados a 0%

11 mar, 2016 - 15:10 • Sandra Afonso

Se as regras avançarem, cada país vai poder decidir que produtos são abrangidos por taxas de IVA reduzidas ou até quais ficam isentos de imposto.

A+ / A-

Bruxelas prepara-se para dar mais liberdade aos Estados-membros em matéria de Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) e admite mesmo a possibilidade de isenção de IVA em alguns produtos. É o que revela um plano para modernizar o IVA que está a ser preparado pela Comissão Europeia.

A informação é avançada pela agência Reuters, que teve acesso ao documento que deverá ser apresentado na próxima semana.

O plano propõe para 2016 e 2017 que sejam os Estados-membros a decidir que produtos são sujeitos a IVA reduzido e admite a aplicação da taxa 0%.

Actualmente, a taxa mínima autorizada na União Europeia é de 5%. Em Portugal o IVA mínimo é de 6% e a lista de produtos abrangidos tem de ser aprovada por Bruxelas.

De acordo com estas novas regras, esta lista de produtos pode desaparecer ou os Estados-membros podem ganhar mais liberdade sobre a quantidade e os produtos abrangidos pelo IVA reduzido.

A questão já provocou grandes polémicas em Portugal. Em 2006, a Comissão Europeia aplicou a Lisboa um processo de infracção por ter alterado a taxa de IVA das fraldas para bebés (de 19% para 5%).

No entanto, esta alteração vai sobretudo ao encontro de questões que têm sido levantadas pelo Reino Unido, que tem reivindicado mais liberdade em matéria de IVA.

O documento sublinha ainda que estas medidas visam combater a fraude no IVA nas trocas comerciais entre Estados-membros, que anualmente ronda os 50 mil milhões de euros.

A Comissão Europeia propõe que o imposto seja cobrado pelos países onde o bem é produzido, uma medida que requer mais cooperação transfronteiriça e, segundo as contas de Bruxelas, pode diminuir em 80% os prejuízos anuais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe Cunha
    06 set, 2016 Sertã 16:53
    E o IRC pago em paraísos fiscais tipo Holanda?
  • passado adiado
    11 mar, 2016 lisboa 16:58
    aleluia - parece que finalmente apareceu o primeiro POLITICO europeu - e como afinal Deus existe - Deus queira que "atrás" desse venha o segundo, o terceiro e o resto da mesma fibra, para medidas semelhantes . . .
  • Jorge
    11 mar, 2016 Lisboa 15:58
    0 % de iva no material escolar certinho direitinho e na electricidade.

Destaques V+