Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo formaliza candidatura de António Guterres à ONU

29 fev, 2016 - 18:27

António Guterres é um "candidato excepcionalmente qualificado para o desempenho daquele lugar", afirma o gabinete do primeiro-ministro.

A+ / A-

O Governo formalizou esta segunda-feira a candidatura de António Guterres a secretário-geral das Nações Unidas, avança o gabinete do primeiro-ministro.

A candidatura de António Guterres foi formalizada através de uma carta do chefe do Governo, António Costa, enviada aos presidentes da Assembleia-Geral e do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O gabinete do primeiro-ministro refere, em comunicado, que a candidatura de António Guterres “é objecto de um amplo consenso interno”.

“Ao tomar esta iniciativa, Portugal contribui de forma activa para o processo de selecção do próximo secretário-geral, apresentando um candidato excepcionalmente qualificado para o desempenho daquele lugar”, sublinha o Governo.

Guterres. Dez anos a falar pelos que não se ouvem
Guterres. Dez anos a falar pelos que não se ouvem

António Guterres foi primeiro-ministro de Portugal, entre 1995 e 2002 e depois assumiu o cargo de alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, entre 2005 e 2015.

O Governo português afirma que, ao longo da sua longa carreira de serviço público, Guterres “deu provas do seu compromisso com os ideais humanistas consagrados nos objectivos e nos princípios da Carta das Nações Unidas, bem como da sua capacidade de liderança e gestão ao mais alto nível”.

Também são elogiadas as “competências diplomáticas”, a "vasta experiência internacional", o conhecimento profundo do sistema das Nações Unidas, a "forte capacidade reformista" e "permanente empenho na promoção da igualdade de género, com resultados concretos e duradouros".

Enquanto alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, "lidou com um dos mais exigentes desafios com que a comunidade internacional se depara, desempenhando as suas funções com irrepreensíveis imparcialidade, competência e eficácia, bem como profunda consciência humanitária em prol das populações refugiadas e deslocadas", sustenta o Governo.

O gabinete de António Costa conclui o comunicado defendendo que a candidatura de António Guterres "é para o Governo português um imperativo, num tempo em que, mais do que nunca, é urgente mobilizar o mundo em prol da paz e da segurança, dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    29 fev, 2016 jose53.com@sapo.pt 20:10
    Trata-se com toda a certeza de um excelente candidato, pena é que seja natural de um Pais, com muito pouco peso na conjuntura económica e geoestratégica mundial, pelo que o sucesso da sua candidatura será infelizmente muito difícil de alcançar, no entanto enquanto há vida há esperança e oxalá consiga atingir o objetivo seria bom para Portugal , consequentemente para os Portugueses mas também para o Mundo em geral já que se trata a meu ver de uma pessoa altamente experiente e competente ,

Destaques V+