Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fora da Caixa

Santana Lopes. Aprovação de OE por Bruxelas é uma “vitória do bom senso”

05 fev, 2016 - 17:38 • José Pedro Frazão

Na Renascença, o antigo primeiro-ministro diz que a luz verde da Comissão Europeia é uma boa notícia e felicita Lisboa e Bruxelas pela forma como as negociações decorreram, terminando com uma aprovação que significa que “não há uma crise neste momento”.

A+ / A-
Santana Lopes. Aprovação de OE por Bruxelas é uma “vitória do bom senso"
Santana Lopes. Aprovação de OE por Bruxelas é uma “vitória do bom senso"

Veja também:


O ex-primeiro-ministro Pedro Santana Lopes saúda a aprovação do esboço do Orçamento de Estado português para 2016 pela Comissão Europeia.

No programa “Fora da Caixa”, Pedro Santana Lopes considera que Bruxelas e Lisboa “andaram bem“ num processo negocial que acaba com uma “boa notícia”.

“Importa salientar que o resultado a que se chegou é bom e positivo para os dois lados. Neste momento, seria inconcebível uma situação de conflito. Nada é proibido, podiam não chegar a acordo, mas é uma vitória do bom senso de parte a parte numa europa fustigada por várias incoerências”, salienta o antigo primeiro-ministro português no programa (para ouvir na Edição da Noite da Renascença desta sexta-feira).

Santana Lopes considera que seria “inimaginável” uma retirada de “rating” pela agência canadiana DBRS, que ainda avalia a notação da dívida pública portuguesa acima de lixo.

“Não vamos falar de cenários negros. Esta luz verde trava uma escalada que poderia ser negativa para o interesse de Portugal. Às vezes as luzes acendem-se, sentiu-se esta sexta-feira no mercado de capitais, houve uma reacção positiva. No geral é uma boa notícia, não há crise neste momento”, acrescenta Santana Lopes no debate semanal de temas europeus com António Vitorino.

Para o antigo líder do PSD, a versão final do défice estrutural inscrita no Orçamento “é importante para sabermos o que se vai passar a nível interno”. No quadro europeu, esta luz verde de Bruxelas ao orçamento português representa “um teste importantíssimo para outros países”, dado que “o défice estrutural anda em bolandas em variadíssimos países”, remata Santana Lopes.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+