Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Dois casos de Zika levantam suspeita de transmissão também por via sexual

28 jan, 2016 - 21:58

Até agora, sabia-se que o vírus é transmitido aos seres humanos apenas através da picada de um mosquito infectado.

A+ / A-

O vírus Zika, que se está a espalhar de forma rápida no continente americano, poderá afinal transmitir-se também por via sexual, com a descoberta de dois novos casos, foi anunciado esta quinta-feira.

Numa conferência de imprensa, a directora dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, Anne Schuchat, afirmou que foi identificado um caso de infecção com o vírus Zika por transmissão sexual e outro em que o vírus foi detectado no sémen de um homem que, duas semanas antes, tinha sido infectado.

"Ou seja, isto poderá dar-nos uma plausibilidade biológica de transmissão", disse, sublinhando que o vírus é transmitido aos seres humanos principalmente através da picada de um mosquito infectado.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta quinta-feira que a epidemia do vírus Zika poderá afectar entre três a quatro milhões de pessoas no continente americano. O Brasil e a Colômbia são os países onde se registam mais casos de infectados e de suspeitos.

A OMS vai determinar na próxima semana se o surto do vírus Zika constitui uma emergência sanitária de alcance internacional.

O vírus Zika é transmitido aos seres humanos pela picada de mosquitos infectados e está associado a complicações neurológicas e malformações em fetos. Não se transmite de pessoa para pessoa.

Em Portugal, de acordo com informações de hoje da Direcção-Geral da Saúde, foram notificados seis casos de doença, todos importados da América do Sul. Nenhum deles ocorreu em grávidas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+