Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brasil declara guerra ao Zika. Vacina pode demorar uma década

27 jan, 2016 - 21:52

Esforços para criar uma vacina contra o vírus estão a ser liderados por uma equipa da Universidade do Texas, que já deslocou ao Brasil para investigar e recolher amostras.

A+ / A-
Brasil declara guerra ao Zika
Brasil declara guerra ao Zika

A Presidente do Brasil declarou guerra ao mosquito responsável pela transmissão do perigoso vírus Zika. Dilma Rousseff pediu aos pediu aos líderes da América Latina que unam esforços.

As declarações foram feitas em Quito, no Equador, numa cimeira da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribe (Celac).

Dilma Rousseff lembrou que o Governo brasileiro mantém "extremo empenho" para acabar com as condições de criação do mosquito “Aedes aegypti”, o responsável pela transmissão da doença.

Como ainda não há uma vacina contra o Zika, a Presidente frisou a importância do combate ao mosquito.

Vacina a dez anos de distância

Os cientistas norte-americanos que estão a estudar o Zika avisam que pode demorar cerca de uma década até que seja criada e comercializada uma vacina eficaz contra o vírus.

Os esforços estão a ser liderados por uma equipa da Universidade do Texas, que já deslocou ao Brasil para investigar e recolher amostras, avança a BBC.

Estas amostras estão agora a ser analisadas e estudadas num laboratório de alta segurança, em Galveston, nos Estados Unidos. O acesso é controlado pela polícia e pelo FBI.

Os cientistas explicam que a vacina pode começar a ser testada dentro de dois anos, no entanto, deverá demorar uma década até ser aprovada pelas autoridades de saúde.

O director da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Brasil, Jarbas Barbosa, anunciou que os Estados Unidos e o Brasil devem assinar, já esta semana, um protocolo para começarem a desenvolver a vacina contra o Zika.

Quase 300 casos de microcefalia em bebés

As preocupações com o Zika aumentaram no ano passado, depois de o Ministério da Saúde do Brasil começar a investigar se o aumento dos casos de microcefalia no país foi provocado pelo transmissão do vírus durante a gestação.

Um boletim divulgado esta quarta-feira pelo Ministério da Saúde confirmou que 270 crianças nasceram com microcefalia por infecção congénita, mas isso não significa necessariamente que o problema foi causado pelo vírus.

Decorrem ainda investigações a mais 3.448 casos suspeitos.

A microcefalia pode ter como causa diversos agentes infecciosos, além do Zika, como a sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e o herpes viral.

Além do Brasil, o Zika já foi referenciado em 23 países da América Latina, África e Oceânia.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • joao
    31 jan, 2016 lisboa 06:01
    farsa globalistas .. MosquitoTransgênico - Zika e Microcefalia - Qual a Relação? https://www.youtube.com/watch?v=ylud9uuanpc
  • do mal a pior
    28 jan, 2016 Santarém 21:59
    Se não morrerem do Zika vão morrer com insecticidas!

Destaques V+