Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sabia que é errado dizer sangue do "grupo O"? "Grupo Zero" é o correto

27 mar, 2024 - 13:17 • Redação

A "nomenclatura 'grupo O' foi erradamente popularizada entre os portugueses", relembra diretor do Departamento de Hematologia do Instituto Português de Oncologia de Lisboa.

A+ / A-

Se chama "tipo O" ao grupo sanguíneo, saiba que está incorreto. A designação correta é "grupo 0 (zero)", como recordou à Renascença um especialista de hematologia.

Segundo o diretor do Departamento de Hematologia do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, Manuel Abecasis, a "nomenclatura 'grupo O' foi erradamente popularizada entre os portugueses"

"A designação correta é 'grupo 0' e não 'grupo O'. Por uma razão simples: consideramos 'grupo A ou B' quando os glóbulos vermelhos têm na sua membrana uma substância do 'tipo A ou B'. O 'grupo 0' não tem na sua constituição nem 'A' ou 'B', portanto, tem zero", explica o especialista.

"O erro é comum, mas na área da saúde sempre designamos este tipo de sangue como 'grupo zero'."

As pessoas de sangue "tipo 0" podem doar sangue a todos os grupos, embora só possam receber do seu próprio tipo. Quem pertence ao grupo sanguíneo "0 negativo" é dador universal.

Em Portugal, o grupo de sangue mais comum é o A e o mais raro é o tipo AB.

No total, existem oito grupos sanguíneos: '0 negativo', '0 positivo', 'A positivo', 'A negativo', 'B positivo', 'B negativo', 'AB negativo, e AB positivo'.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+