Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reversão da concessão de transportes é a "nova festa socialista”

07 jan, 2016 - 18:41

PSD teme que contribuintes paguem reversão da concessão de transportes.

A+ / A-

O PSD teme que os contribuintes paguem a reversão da concessão dos transportes de Lisboa e Porto, definindo esta decisão do Governo como uma “nova festa socialista”.

“Esperamos sinceramente que os contribuintes não voltem a ser chamados a pagar mais uma festa socialista e mais erros e problemas de gestão gravosos”, vincou o deputado Luís Leite Ramos em declarações aos jornalistas, esta quinta-feira no Parlamento.

O social-democrata falava no dia em que o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, afirmou esperar concluir a reversão da concessão dos transportes de Lisboa e Porto dentro de um mês, adiantando também que as empresas não deverão receber qualquer compensação.

O PSD chamou ainda a atenção para o “sinal” transmitido pelo Governo aos “potenciais investidores externos”.

Luís Leite Ramos teme que seja transmitida a ideia de que o Estado “não é confiável, previsível, capaz de cumprir e honrar a palavra que um governo legítimo assumiu em nome desse mesmo Estado”.

Além disso, prosseguiu o deputado, a reversão das concessões “põe em causa o esforço de reequilíbrio das contas públicas das empresas de transportes”.

“A nossa expectativa é que não terá de haver qualquer indemnização”, afirmou por sua vez o ministro do Ambiente, que tutela os transportes, na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira, no qual foram anunciados os nomes da nova administração do Metro de Lisboa.

João Matos Fernandes acrescentou que a caução que as empresas que ganharam as concessões pagaram será devolvida assim que a decisão jurídica relativa à reversão for formalizada, o que pode demorar mais um mês, já que tem “alguma complexidade jurídica”.

“Caberá agora ao Conselho de Administração do Metro, que é comum à Carris e Transtejo, dialogar com as empresas [vencedoras das concessões] e propor uma decisão jurídica final para concluir este processo”, explicou o ministro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eborense
    08 jan, 2016 Évora 16:37
    Esta é uma das festas, mas há muitas mais. Este ano, vamos viver em festa permanente. No próximo ano iremos pagar as festas da xuxalhada.
  • Misabel
    08 jan, 2016 Almada 13:59
    Ai meu Deus como eu lamento haver governos?????? Estaríamos todos muito melhor de vida se houvesse apenas oposição. Então o governo PSD/CDS que tiraram tanto ao povo português, que impôs uma austeridade brutal, imensas familias com frigirificos particamente vazios, sem haver um único iogurte para dar aos filhos, está agora preocupado com os contribuintes?????? Realmente não há classe que mereça ser mais desqualificada que a politica.
  • Petervlg
    08 jan, 2016 Trofa 09:49
    o povo Português que não esteja preocupado, para o próximo ano estamos a pagar tudo isto e ainda mais. com o desrespeito que a Carris e os STCP tem pelos utentes, é gritante e com ajuda do governo quem quer melhor. para quê trabalhar.
  • Zé Povinho
    07 jan, 2016 Lisboa 19:44
    PSD está armado em virgens? Alguma vez, este PSD se preocupou com o que os contribuintes? Só se preocuparam foi xular contribuintes!

Destaques V+