Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marques Mendes quer auditoria externa ao Banif

27 dez, 2015 - 22:03

Comentador diz que o PSD não se tem sabido defender neste caso.

A+ / A-

O comentador Luís Marques Mendes defende uma auditoria externa ao caso Banif.

No seu habitual espaço na SIC, o conselheiro de estado referiu que há muitas questões em aberto sobre este processo e quer o anterior Governo do PSD-CDS, quer o actual governo PS, têm muitas explicações a dar.

“Num país normal já deveria estar nomeada uma auditoria externa independente para averiguar tecnicamente todos estes factos. Dar respostas a várias questões e surpreende-me muito a passividade do PSD – que não o exige como deveria exigir -, surpreende-me que o Governo não faça nada – parece-lhe que lhe dá jeito que a dúvida se instale – como também me surpreende que o Banco de Portugal que podia mandar fazer para pôr tudo em pratos limpos. Depois a comissão parlamentar de inquérito fazia o seu juízo político”, disse.

Marques Mendes critica ainda o PSD pela gestão deste caso nos últimos oito dias, alertando para o facto de o Governo anterior perder o capital de credibilidade no campo financeiro ao não saber dar explicações sobre este caso.

“O PSD devia ter dito: ‘resolução apoiamos, mas discordamos completamente que sejam os contribuintes a pagar os encargos porque num caso semelhante quando estávamos no poder, nós fizemos ao contrário’. Não, andou aqui para a frente e para trás. O PSD tem de ter cuidado, continua a subestimar António Costa e faz mal e parece um conjunto de aprendizes de política à beira de António Costa e sobretudo porque a grande marca de credibilidade do PSD de Passos Coelho é a credibilidade no domínio financeiro. António Costa atirou com esta suspeita ao coração da credibilidade do PSD e o PSD não soube defender-se”, acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    28 dez, 2015 Santarém 17:15
    BPP, BPN, ES e Banif e talvez mais virão ainda porque todos eles meteram largas quantias de dinheiro em empresas que entretanto faliram, sobretudo construtoras e não conseguiram reaver o capital, culpados; empresários, banqueiros, Banco de Portugal e governos PS e PSD/CDS, uns com mais culpas de que outros, uns por burla outros por inacção e até a própria crise internacional tem aqui uma quota parte de culpa; solução, bancos mais cautelosos nos empréstimos e menos gananciosos no lucro e aventureiros na prisão.
  • Mais um
    28 dez, 2015 pt 16:53
    da trupe dos banqueiros PSDs...Este Mentes é um politico festivaleiro! Espreme-se todo mas com pouco sumo!
  • Manel Fernandes
    28 dez, 2015 Alverca 16:43
    O povo Português é o principal responsável pelo estado em que o nosso País se encontra, não é preciso ter nenhum curso superior par pensar e ver ! nos últimos 10 anos 4 bancos falidos por desfalques de empresas e empresários, nomeadamente da construção civil !!! Mas o Povo teimoso, vota sempre nos mesmos . !!!
  • Luis
    28 dez, 2015 Lisboa 14:17
    Só em Portugal é que existem autênticas aberrações como MM. E infelizmente não é unica. Quem é MM e o que faz? É ex pollitico, politico à procura de tacho, comentador politico, politico comentador, comissário politico o que é que o homem é? E o que faz? Vai andando por aí como o outro, a mamar. E como há tantas formas de mamar neste País com tantas e tantas tetas já muito espremidas. Já começa a ser um violência tanta tentiva de manipulação da opinião publica em proveito do seu bando o PSD.
  • Carlos Reis
    28 dez, 2015 Coimbra 09:08
    O bruxo de Fafe agora pede uma comissão de inquérito independente para o Banif, mas quando os amigos Passos e Portas estavam no governo nunca se importou com nada, tal como o Cavaco e o Marcelo a banca estava toda blindada. Para hipócrita já basta assim, não são precisos mais comentários.
  • Açorenho
    28 dez, 2015 Ponta Delgada 01:58
    Senhor André...com os meus cumprimentos. O BES também era auditado e espiado pelo "BANCO DE PORTUGAL" "PRESIDENTA DA RÉPÚBLICA (das bananas) e PRIMEIRO MINISTRO da mesma República " que garantiam a credibilidade do banco. O problema é que a família Espírito Santo (5 ramos da família receberam a massa dos Submarinos , mas só não conseguimos saber quem do governo recebeu o resto da "maquia" Estranho né?
  • Qual é?
    28 dez, 2015 Lx 01:20
    A empresa externa onde Marques Mendes tem interesses?...
  • André
    27 dez, 2015 Lisboa 23:00
    Oh Dr Marques Mendes, sentiu-se apertado por alguma coisa? "Auditoria externa independente" sabe que isto é a mesma coisa que dizer "contratar os serviços de uma empresa de consultadoria que cobra 900 milhões para dar uma vista de olhos pelos dados públicos, apresentar um relatório de 600 páginas, com um resumo de 50 páginas a que ninguém dá valor, por ter tanta tecnicalidade que nem os peritos sabem o que estiveram a escrever"? Lembrem-se que a Grécia tinha tanto milhar de milhão de euros em dívidas escondidas... por estas empresas de "auditoria independente" que davam pareceres técnicos que Bruxelas validava. Engraçado que ninguém se importou com estas empresas auditoras nem com o falseamento de contas, mentindo descaradamente ao Parlamento Europeu... se fazem isso, nada mais simples do que apresentarem um valor para apoiarem quem paga mais.

Destaques V+