Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Eutanásia. "Quem tem acompanhamento quer viver"

16 dez, 2015 - 01:41 • Raquel Abecasis

A especialista Isabel Galriça Neto lamenta que ainda haja um grande preconceito sobre os cuidados paliativos em Portugal. Não servem só para morrer, afirma, dão mais qualidade de vida e podem ser compatíveis com outros tratamentos. Só 15% a 20% de quem precisa tem acesso a cuidados paliativos, mas Isabel Galriça Neto quer ajudar a mudar isso.

A+ / A-
​Eutanásia. "Quem tem acompanhamento quer viver"
​Eutanásia. "Quem tem acompanhamento quer viver"

A precursora da introdução de cuidados paliativos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) lamenta o desconhecimento sobre estas terapias em Portugal.

Em entrevista ao programa “Terça à Noite” da Renascença, Isabel Galriça Neto afirma que “quem tem o devido acompanhamento deixa de estar em sofrimento intolerável e quer viver com qualidade”.

“A ‘Economist’ tem um estudo deste ano – é publicado em Outubro anualmente – que diz que o nível de literacia, de informação dos portugueses, sobre cuidados em fim de vida, é medíocre”, diz a directora da Unidade de Cuidados Paliativos e Continuados do Hospital da Luz e ex-presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos.

Isabel Galriça Neto diz que há um grande preconceito sobre os cuidados paliativos em Portugal. “No grande público a representação é: Só servem para ajudar a morrer, só servem para os últimos dias de vida, o melhor é ir mesmo na última porque se formos mais cedo isso pode correr mal.”

E contrapõe: “Eu posso ganhar em ter cuidados paliativos ao mesmo tempo que estou a receber cuidados de outras especialidades e com isso vivo melhor”.

Falta de cuidados paliativos não pode ser a desculpa para “soluções fáceis”
Falta de cuidados paliativos não pode ser a desculpa para “soluções fáceis”

Cuidados paliativos só chegam a 15% ou 20% dos doentes

Reconhecendo que Portugal só tem resposta para 15% a 20% das pessoas que necessitam de cuidados paliativos, Isabel Galriça Neto considera que isso reflecte o facto de a medicina nas últimas décadas se ter focado apenas na cura, deixando "de lado os que não se curavam", que "passaram quase que a ser doentes de segunda”

“A medicina não pode dizer que não tem uma resposta para estes. Eles estão lá, eles existem e não são poucos”, sublinha.

Nesta entrevista à Renascença, a especialista em cuidados paliativos garante que há métodos que impedem que o sofrimento se torne intolerável.

Explica que o grande objectivo dos cuidados paliativos é que “o sofrimento, que pode acontecer, nunca se torne intolerável”. “Temos que ter isto bem claro, nós temos meios e sabemos que as pessoas não têm que estar em sofrimento intolerável”, frisa.

“É a nossa experiência. As pessoas que têm o devido acompanhamento deixam de estar numa situação de sofrimento intolerável e aquilo que nos dizem é que querem viver com qualidade. Também não querem que nós lhes prolonguemos a vida para além dos tais meios nós temos que estar disponíveis e ouvir isso”, afirma Isabel Galriça Neto.

A também deputada do CDS diz que se, o tema da eutanásia vier a ser colocado na agenda política, “porque não está no programa de nenhum dos partidos com assento na Assembleia da Republica”, deve ser debatido e referendado.

Sobre a questão da eutanásia, Isabel Galriça Neto conclui que a falta de cuidados paliativos não pode ser a desculpa para “soluções fáceis”, e dá um exemplo: “Eu não vou dizer que um deficiente, porque não tem as ajudas devidas, aquilo que tem como solução é oferecer-lhe o suicídio ou a eutanásia”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Judite Gonçalves
    16 dez, 2015 Barreiro 10:16
    Parabéns a esta senhora, sabel Galriça Neto pelas palavras e pelo seu trabalho nesta área. Eu sempre tive pena de não ter podido ir para a área da saúde, se tivesse ido não me importaria nada de estar nesta área dos cuidados paliativos porque é importante dar a melhor qualidade de vida possível a quem esta doente ou em fase terminal. Não há nada que mais me preocupe do que o sofrimento, claro que não devemos acabar com a vida das pessoas. Mas devemos dar-lhes uma vida seja curta ou não com o maior conforto e qualidade, com o menos sofrimento possível. Não importa andar por cá mais um ano ou dois a sofrer se existe algo que pode diminuir esse sofrimento.

Destaques V+