Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa admite que sobretaxa pode não ser eliminada para todos em 2016

07 dez, 2015 - 07:29

Numa entrevista ao jornal “Público”, o primeiro-ministro garante não ter intenção de cortar prestações sociais e insiste numa posição maioritária do Estado na TAP. Costa diz ainda entender que “a direita esteja irritada” e que “respeita, até, algum azedume”.

A+ / A-

António Costa assume que “não tem condições financeiras para eliminar integralmente a sobretaxa de IRS para todos os contribuintes em 2016”, como defendem os seus aliados PCP e Bloco de Esquerda.

O primeiro- ministro explica, em entrevista ao jornal “Público”, esta segunda-feira, que a “questão está ainda a ser trabalhada no Parlamento, de forma a poder beneficiar o mais rapidamente possível um maior número de contribuintes”.

Costa insiste que vai repor as prestações sociais e garante que a direita “criou a mentira de que o Governo iria cortar prestações sociais”.

O primeiro-ministro diz ainda que quer dar fôlego à concertação social como um todo, sem excluir a CGTP, mas avisa que o diálogo com os parceiros não se sobrepõe ao Governo nem ao Parlamento.

Quanto ao financiamento da Segurança Social, António Costa diz que a diversificação e a rescisão conciliatória são medidas para negociar durante a legislatura e não agora.

Noutro tema - a TAP -, Costa afirma que já está a negociar com os donos da companhia para que o Estado seja maioritário.

Ao longo da entrevista de seis páginas, o primeiro-ministro diz também acreditar que irá conseguir cumprir a legislatura e que confia nos acordos com os partidos da esquerda, apesar das diferenças.

Costa responde ainda às críticas de PSD e CDS, afirmando que “percebe que a direita esteja irritada” e que “respeita até algum azedume”.

Para António Costa, governar será como conduzir um automóvel: não é ligar o piloto automático e não há automóveis apenas com travão e acelerador – o programa do Governo é para ir aplicando.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Andreia Santos
    14 dez, 2015 Setúbal 20:24
    É isso e o valor do défice que vai ficar abaixo dos 3%. Foi o PS que o conseguiu com 3 semanas de governo. As medidas que anunciaram ter tomado, foi unicamente não mexer no que já lá estava, pois contavam com isso, espertos... Também é garantido que não vai cortar nas prestações sociais, claro vai ser fácil, vai acabar com o que restou da classe média-baixa que vai pagar essas prestações a quem não faz nenhum ou até nunca fez. Vai já começar com a eliminação do coeficiente conjugal no IRS. Não se informem para ver bem o que se passa , depois não se queixem. Daqui por 4 anos quanto o défice tiver outra vez em altas a culpa com certeza vai ser do PSD.
  • R,Mendes
    09 dez, 2015 Lisboa 00:38
    Já começa a voltar o bico ao prego, é tudo uma cambada de aldrabões
  • Ai Costa...
    08 dez, 2015 Ai Costa... 00:07
    AI COSTA, AS CONTAS COSTA! Sabes Costa... eu também podia prometer o que tu prometeste a diferença é que eu não sou tão aldrabão!
  • Vasco
    07 dez, 2015 Santarém 22:55
    Estão já a começar os recuos das promessas impossíveis de cumprir, o PS deixou o país em estado de coma o anterior governo foi obrigado a tomar medidas impopulares para o fazer sair desse estado e o pôr em convalescença, o senhor Costa uma vez mais com ambições de Poder armou-se em feiticeiro milagreiro prometendo tudo e mais alguma coisa como se tivesse uma varinha mágica capaz de tudo obter, só que na prática não é nada assim e agora veremos como se vai desenvencilhar desta batata quente com a extrema-esquerda que lhe deu luz verde para avançar, se estarão dispostos a engolir todos os sapos que o senhor Costa lhes terá que oferecer por não ter outra alternativa além disso também muitos eleitores vão ter que começar a engolir em seco.
  • Andreia Santos
    07 dez, 2015 Setúbal 17:21
    Tretas provadas!!!? Você realmente é bom, mas deve ser nas séries de desenhos animados, sabe todas. Tá no sítio errado...Recomendo o Site Brincar.com
  • Paulo
    07 dez, 2015 vfxira 15:44
    Depois de 4 anos de governo psd/cds,afinal depois de terem ido além da troika,de terem destruído a economia,terem vendido o país ao desbarato,de terem aumentado a dívida,terem aumentado a miséria e a emigração,de terem mentido desde o principio até terem sido corridos,deixaram o país falido,afinal os cofres não estavam cheios,a sobretaxa não tinha meios para ser devolvida etc,a mentir aos portugueses até ao fim.Portugal continua falido e mais miserável,este foi o legado do anterior governo.
  • Oh Petervlg
    07 dez, 2015 Lis 15:29
    Não seja faccioso e olhe para as evidencias! Não há dinheiro! Ponto!...Os cofres que os seus amigos disseram que estavam cheios, era mentira! E, apesar da delapidação do povo, com "moralidades" de que um esforço conjunto era absolutamente necessário...ainda conseguiram aumentar a dívida publica, não baixar o défice, nem ter os "cofres cheios". Compreende? Ou prefere continuar a tapar os olhos? Tipo "Não quero ver, é mentira, não quero ver"..... A verdade já está descoberta. Olhe e veja o que está á sua frente, se o entender.
  • Esta direita....
    07 dez, 2015 Lx 15:17
    ...anda enganada há 4 anos, e nem depois das tretas serem provadas acredita que são e sempre foram, realmente, tretas. Pois é, além do pai natal, acreditam no Santo Coelho e no seu beato Portas...e quiçá também no Capuchinho vermelho, no Pinóquio e no Tim Tim.... O pior cego......e os outros é que são burros!
  • marionetesdapolitica
    07 dez, 2015 politicaemarionetes 14:44
    antes das eleições tudo pode, agora a conversa é outra. Vocês são todos iguais. Não é que tenha acreditado em ti e esperar maravilhas, mas muitos viam em ti alguma esperança. Vocês não passam de uns fantoches nas mãos desta troika U.E. da treta. Este pais está na merda e com muitos dos portugueses. Um pais que não produz, que depende desta europa e dos empréstimos, que nem consegue competir com ninguém, ainda estes dias foram produtores de carne para os supermercados para aconselharem os consumidores a comprarem produtos nossos. Importam dos outros paises e dão-lhes a ganhar o dinheiro e os de cá para ficarem na prateleira. ´Quanto à moeda unica, a pior desgraça que nos podia acontecer. Ganha-se salários miseráveis e o nível de vida já aumentou duas ou três vezes mais. Cambada de burros. É para isto que esta europa da mda serve??? É bom para os ofshores, e muitos se tem aproveitado. Nem sequer vejo ninguém falar disto...
  • José Soares de Pinho
    07 dez, 2015 Gafanha da Nazaré 13:40
    PALAVRA DADA, PALAVRA HONRADA.

Destaques V+