Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estado Islâmico ameaça França com mais ataques. "Vão até ter medo de ir até ao mercado"

14 nov, 2015 - 12:55

"Enquanto continuarem a bombardear, não viverão em paz."

A+ / A-

Num vídeo divulgado e citado na agência Reuters, o autoproclamado Estado Islâmico ameaça a França com novos ataques enquanto se mantiverem as políticas do governo de Paris.

"Enquanto continuarem a bombardear, não viverão em paz. Vão até ter medo de ir até ao mercado", declarou um dos militantes, identificado como Abu Maryam, "O Francês".

O Presidente francês atribuiu a autoria dos atentados em Paris ao Estado Islâmico. Pouco depois desta declaração ao país de François Hollande, o grupo terrorista reivindicou a autoria dos ataques.

Num comunicado oficial, o grupo afirma que os seus militantes, munidos de cintos de explosivos e metralhadoras, desempenharam os ataques em vários locais "cuidadosamente estudados" da capital francesa.

“Oito irmãos que transportavam cintos com explosivos e armas atacaram áreas no coração da capital de França que foram previamente escolhidas”, diz o comunicado.

O texto tem, porém, um erro. O grupo reivindica com agrado o facto de ter atingido "alvos no 10º, 11º e 18º bairros" de Paris. No entanto, esta última alegação parece falsa, já que, havendo registo de ataque no 10º e 11º bairros, não há registo, até ao momento, de qualquer atentado no 18º.

"Um acto de guerra"

"[Foi] Um acto de guerra que foi planificado a partir do exterior, com cumplicidades interiores, que o inquérito vai estabelecer", disse François Hollande este sábado, numa comunicação ao país.

"Todo o território será vigiado com os meios que temos disponíveis e com apoio dos nossos aliados", disse.

Hollande classificou os atentados como "um ataque contra os valores de França", "um país livre que fala para todo o mundo"

O Presidente francês decretou três dias de luto nacional. "O país está em dor", disse.

Hollande actualizou o balanço das vítimas dos atentados: 127 mortos e um número grande de feridos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro Costa
    17 nov, 2015 Lisboa 13:45
    "Enquanto continuarem a bombardear não têm paz..." Então eles é que começam com estes ataques agora vêm se fazer de vitimas estes tristes
  • Matos
    15 nov, 2015 ESTARREJA 19:12
    Não podemos esperar outra coisa, Eu penso que com a chegada de tanto migrante a EUROPA e por essa EUROPA o que nos espera é, bombas e atentados, com tanto Sirios e afegãos, Argelinos e Mussulmanos e de religiões fanáticas por toda Europa vai ser o fim da macacada, a ver vamos .....agora são bem vindos um dia serão os bombistas e revoltosos e aqueles que vão fazer ou servir de atentados e dar que fazer a toda Europa...
  • António Costa
    14 nov, 2015 Cacém 15:59
    As pessoas em Dresden também eram da sua opinião sr. "Abu Maryam", que os ingleses até tinham medo de ir ao mercado.... Depois, durante 3 dias, bem, não mudaram de opinião porque já cá não estavam para mudar. O EI tem um "pequeno problema" é que no tempo de Maomé não existiam as armas que existem hoje....e de "Dresden" para cá as coisas estão "um pouco pior"...e a França AINDA NÃO FEZ NADA.....
  • Pedro
    14 nov, 2015 Oeiras 15:31
    Foi no que deu a França ter acolhido e ajudado tanto Magrebino. Agora esta é a paga que essa gente dá aos Franceses.
  • O justiceiro
    14 nov, 2015 Eden 14:43
    Cobardes hão de arder no inferno Abaixo o islao

Destaques V+