A+ / A-

Cavaco Silva recebe Passos Coelho já na quarta-feira

10 nov, 2015 - 16:50

Antecipação da reunião semanal permitirá analisar a actualidade política.Ferro Rodrigues também é recebido, no mesmo dia, em Belém.

A+ / A-

O Presidente da República recebe na quarta-feira o ainda primeiro-ministro Pedro Passos Coelho. Encontro em Belém acontece um dia após a aprovação da moção de rejeição ao programa do Governo que implicou a queda do executivo PSD/CDS-PP.

De acordo com a agenda do chefe de Estado, Passos Coelho será recebido às 16h30.

A reunião de quarta-feira está a ser apresentada meramente como a antecipação da reunião semanal entre o chefe de Estado e o chefe do Governo, mas o tema da rejeição do executivo de Passos Coelho será naturalmente um tema incontornável no encontro entre os dois.

O programa do XX Governo Constitucional, liderado por Passos Coelho, foi rejeitado esta terça-feira no parlamento, o que implica a demissão do executivo, que se mantém em regime de gestão até um futuro executivo tomar posse.

Com a demissão do Governo o processo regressa, assim, às mãos do Presidente da República não existindo nenhum prazo estipulado na Constituição para que efectue novas diligências. A única imposição constitucional é que o chefe de Estado ouça os partidos antes de indigitar um novo primeiro-ministro.

Antes de receber o primeiro-ministro, Cavaco Silva receberá o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues.

"Nesta audiência o presidente da Assembleia da República comunicará pessoalmente ao Presidente da República a rejeição do programa do XX Governo Constitucional [PSD/CDS], dando assim cumprimento quer ao número 6 do artigo 217 do Regimento da Assembleia da República, quer ao disposto no artigo 195 da Constituição da República Portuguesa (a demissão do Governo)", lê-se na mesma nota.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • A grande incógnita
    10 nov, 2015 port 19:34
    é este PR de alguns portugueses! Será que vai continuar a ateimar em consensos entre os seus correligionarios e o PS?

Destaques V+