Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Volkswagen tem 10 dias para clarificar novas irregularidades nas emissões

10 nov, 2015 - 15:28

O construtor alemão reconheceu que podem estar afectados cerca de 800 mil veículos, mas não especificou os modelos.

A+ / A-

O comissário europeu para as Alterações Climáticas e Energia exigiu à Volkswagen que clarifique, no prazo de 10 dias, que modelos são afectados pelas novas irregularidades nas emissões de CO2.

Numa carta dirigida ao presidente executivo do construtor automóvel alemão, Matthias Müller, Miguel Arias Cañete insta a VW a apresentar a documentação pedida no prazo máximo de 10 dias, explicou a porta-voz comunitária.

Apesar do construtor alemão ter estimado em cerca de 800 mil os veículos afectados no grupo - que engloba a Audi, Porsche, Seat, Skoda, Ducati, MAN, Bugatti, Lamborghini, Scania e Bentley -, não estão especificados os modelos que apresentam emissões fraudulentas de dióxido de carbono (CO2).

Sobre eventuais sanções aplicadas por Bruxelas à Volkswagen, a porta-voz afirmou que, antes de serem tomadas decisões, a Comissão Europeia irá esperar que o construtor automóvel alemão actualize os seus números e clarifique o total das novas irregularidades, que a empresa reconheceu no passado dia 3 de Novembro.

A missiva de Arias Cañete foi enviada no contexto de controlos que o executivo comunitário faz todos os anos sobre as emissões de CO2, análises que já estavam em marcha.

No passado dia 6 de Novembro, o comissário tinha enviado uma outra carta aos 28 países membros da União Europeia, à qual a agência Efe teve acesso, onde instava os Estados a aumentar as investigações que estão a fazer no âmbito deste escândalo.

A 18 de Setembro foram conhecidos publicamente os resultados de testes a emissões poluentes de viaturas equipadas com motores a gasóleo do grupo Volkswagen, relativamente às marcas Volkswagen, Audi, Seat e Sköda, concluindo-se pela existência de viaturas equipadas com um dispositivo que permite a manipulação de informação relativa a emissões poluentes.

O grupo alemão admitiu a existência de 11 milhões de carros nestas circunstâncias, e em Portugal, de acordo com informação divulgada pela SIVA, representante das marcas Volkswagen, Audi e Sköda, estima-se que existam cerca de 94 mil viaturas afectadas, mais 23 mil da marca Seat, totalizando 117 mil veículos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+