Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Estamos a fazer um esforço claro”, garante Catarina Martins

31 out, 2015 - 01:47

Líder bloquista insiste que há condições de alternância de Governo estável em Portugal.

A+ / A-

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, garante que a rejeição da coligação de direita permite uma solução de Governo à esquerda, com estabilidade para quebrar o empobrecimento do país.

"Estamos a fazer um esforço claro para não estarmos condenados a uma direita que está a destruir o país. Os passos dados até hoje reforçam as condições de alternância de Governo estável em Portugal", sublinhou a dirigente bloquista em Coimbra.

Catarina Martins, que falava na sessão pública "A força da esperança", para debater a actual situação política, salientou que está a ser feito um "esforço sério e difícil para convergência" e que o BE tem "mantido um esforço negocial determinado".

A dirigente bloquista frisou que a convergência entre os partidos da esquerda visa "formar uma maioria que trave a destruição do Estado social e do empobrecimento".

"Temos três balizas: a recuperação de rendimentos, garantir a protecção do Estado social e travar a entrega de sectores estratégicos a privados", sublinhou Catarina Martins.

Salientando que o partido não abandonou o seu programa, a coordenadora do BE explicou que, neste processo, não estão em cima da mesa todas as suas propostas, mas sim um "esforço claro para [o povo] não estar condenado a uma direita que está a destruir o país".

O deputado José Manuel Pureza, eleito pelo círculo de Coimbra, que ocupa uma das vice-presidências da Assembleia da República, acrescentou que se trata de uma negociação política "com base na relação de forças".

"As nossas bandeiras não irão todas a bom porto, pois nós só tivemos 10% dos votos", disse perante mais de 50 pessoas que enchiam o auditório do Museu de Santa Clara-a-Velha, salientando que a solução que "temos vindo a trabalhar tem muitos constrangimentos".

José Manuel Pureza acusou ainda o Presidente da República de se comportar como uma força de bloqueio e de ser o principal polo de instabilidade do sistema político, que tem ensaiado todas as "tentativas ao seu alcance para consolidar e afirmar o arco da austeridade".

"Cavaco Silva disse hoje que sem um Governo estável o país pode ser ingovernável. Tem razão! E temos a expectativa que haja um acordo que dê ao país uma solução política alternativa dotada de estabilidade", afirmou.

"Apetece-nos dizer uma frase que o autor tão bem conhece: deixem-nos trabalhar", ironizou o deputado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ó eborense
    31 out, 2015 Lis 19:58
    Quer maiores artistas de farsa do que o Farsola, Passos Coelho e o irrevogavel Paulinho das feiras? Fizeram um mau teatro durante 4 anos...com graves resultados para milhões de portugueses. Está na hora de zarparem!
  • Calma :-)
    31 out, 2015 Lisboa 19:37
    Claro que estão! E é bom que se esforcem e que o acordo fique pronto quanto antes: têm cerca de 10 diazinhos para o ultimar. É que, cara Catarina, o PS vai mesmo ter de governar com o apoio do BE e do PCP. Ai vai, vai! Chegados a este ponto, António Costa é todo vosso e SÓ VOSSO. E nem que o não quisesse, já não tinha retorno. Eu acho que até os deputados seguristas, ainda que críticos da frente de esquerda, vão respeitar a disciplina de voto e derrubar o Governo da Coligação, para ver como é que Costa - que vai ficar com o palco todo para ele - se desembrulha da situação que criou e se aguenta com a "batata quente". E mais um "detalhe". É que se Costa e a menina Catarina andam a brincar ao teatro, Jerónimo de Sousa não tem feitio para brincadeiras. Repito; seria bom ouvir com atenção o que diz Jerónimo de Sousa. Ele é clarinho como água: o PCP não abdica de NENHUMA das suas bandeiras. E nós vamos ver, quer nós os adeptos da Coligação, quer também os socialistas não adeptos da frente de esquerda, como é que Costa vai sair deste embróglio. Não esquecendo que Francisco Assis já está a reunir as tropas para o que se segue!
  • 31 out, 2015 19:06
    CATARINA, COM TODO RESPEITO, VOCÊ É IRRESPONSÁVEL. A ESQUERDA NÃO CONSEGUE EM NADA SOMAR DE POSITIVO EM QUALQUER PAÍS. GOSTARIA DE DIZER ISTO OLHANDO NOS SEUS OLHOS. VOCÊS NUNCA VÃO ALÉM DE POUCO MAIS DE 10% DE VOTOS EM PORTUGAL. E OLHA ENTRE VOÇÊS NÃO EXISTE ABSTINÊNCIAS, TODOS VÃO ÀS URNAS. EU NÃO TENHO POLITÍCA COMO PROFISSÃO, TAMPOUCO DEFENDO QUALQUER BANDEIRA. CHEGAR AO PODER, SÓ SE APROVEITANDO DE OUTRO SANGUESSUGA DERROTADO, IGUAL A VOCÊ, USANDO DE JOGADAS MIRABOLANTES, TENTANDO LUDIBRIAR, ENGANAR O POVO PORTUGUÊS. A SUA ELOQUÊNCIA NÃO SERÁ SUFICIENTE PARA ILUDIR OS PORTUGUESES
  • Eborense
    31 out, 2015 Évora 13:59
    As atrizes e os atores de teatro fazem sempre um grande esforço, mas como nós portugueses achamos que o lugar dos mesmos é precisamente no teatro, dispensamos claramente o teu esforço na política. Portanto, dedica-te ao teatro e deixa a política em paz e ainda mais, quando acho que conseguiste transformar um político num ator, que é o Sr. Costa.
  • ms
    31 out, 2015 Funchal 09:43
    .... e desde quando te esforças?...onde trabalhaste?

Destaques V+