Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pressões familiares e apoios recebidos levaram Luaty a pôr fim à greve

27 out, 2015 - 09:50 • Teresa Almeida

As explicações do advogado de Luaty Beirão, Luís Nascimento, entrevistado pela Renascença.

A+ / A-

O advogado de Luaty Beirão, Luís Nascimento, confirma, em declarações à Renascença, que chegou ao fim a greve de fome do seu constituinte.

Na base da decisão, explica Nascimento, estiveram as pressões da família e a solidariedade que recebeu. Oanúncio foi feito através de uma carta enviada por Luaty ao jornal "Rede Angola".

Quanto ao futuro próximo de Luaty Beirão, o advogado avança que o músico vai permanecer internado, face à situação clínica debilitada que apresenta.

O que vai seguir-se a esta decisão de Luaty Beirão?

Depois de 37 dias de greve de fome ,vai entrar num regime de reabilitação do seu sistema, agora frágil. É de prever que fique ainda alguns dias hospitalizado.

O que pesou para que Luaty Beirão tomasse esta decisão? Há alguma diferença, algo mudou em relação às últimas horas?

Houve muita pressão, sobretudo familiar, mas também de todos os estratos da sociedade angolana e também estrangeira. O Luaty não conseguiu ficar imune a esta pressão vinda de quase todo o mundo lusófono. Mas também pesou o grande apelo dos seus companheiros.

A decisão significa que ele conseguiu alcançar algum dos objectivos que motivaram o início da greve de fome?

Infelizmente, não se conseguiu o primeiro, que era o da libertação imediata, mas, em todo o caso, todos os outros foram conseguidos, designadamente, o reconhecimento de que a decisão tem de passar pelos tribunais e não por qualquer outro órgão. E esperamos que, assim, o processo seja mais rápido.

Portanto, o Luaty vai continuar detido à espera do julgamento?

Infelizmente. O Luaty e os colegas vão continuar à espera do julgamento, ou, mais precisamente, à espera que ,antes do julgamento, uma decisão do tribunal supremo ou do tribunal constitucional os coloque em liberdade provisória.

Mas isso não demorará ainda algum tempo?

Pois... Isso vai depender da vontade desses órgãos.

Não há prazos para cumprir?

Exige-se a celeridade e prioridade no tratamento destas matérias, mas, infelizmente, não há um prazo estabelecido. Enquanto, por exemplo, o sistema português para o "habeas corpus" prevê, expressamente, um prazo de oito dias para o juiz decidir, o nosso, infelizmente, não. Neste caso, o primeiro "habeas corpus" indeferido demorou 64 dias.

Qual é o estado de saúde de Luaty Beirão?

O nosso receio era o de que, a qualquer momento, pudesse haver algum problema, um agravamento, apesar de estar estável. Podendo agora retomar a alimentação, tenho a certeza de que a situação vai melhorar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    27 out, 2015 Lisboa 12:54
    És um fraco. És um vencido.
  • alexp
    27 out, 2015 porto 12:39
    O BLOCO DE ESQUERDA ján não pode fazer MANIF que estava marcada para amanha, de apoio. que pena assim já sao menos uns votos para esse chamado partido de ABUTRES só andam sempre a traz das noticias negativas para dizer mal de tudo e todos
  • José Fernando Cascão
    27 out, 2015 Póvoa de Varzim 11:36
    Luaty Beirão ! És um herói pelo que já fizeste- Abaixo a ditadura angolana.
  • José Saraiva
    27 out, 2015 Viseu 11:25
    PARABÉNS! Tomou a decisão mais correcta e sensata...tens uma família que precisa de ti ...a vida humana não tem preço. Irias levar a greve até ao fim ,morrias, passado algum tempo o REGIME cai e logo de seguida aparecem os "Mários Soares, Cunhais" e demais aproveitadores ...
  • Nélio
    27 out, 2015 Évora 11:25
    Estavas era com uma fomeca desgraçada... e estavas a ver que o mais certo era enrolares as unhas!!!!
  • verdade
    27 out, 2015 aveiro 11:21
    Inacreditável como é possível nos tempos de hoje ter de haver novos Mandelas, caso concreto em África. Afinal pelas notícias parece que há jornalistas subservientes ao poder. Se Portugal não pode ter uma Opinião de razão como todos os Parceiros para que serve os PALOPs. Democracia Total é o caminho.
  • Robin dos bosques
    27 out, 2015 LisboaE 11:07
    Este HOMEM,é um lutador pela liberdade e pelo povo enquanto outros lutam para encher as contas bancárias á conta de diamantes,petróleo enquanto o povo morre de fome.
  • Alexandre
    27 out, 2015 Lisboa 11:03
    E o facto de estar com fome, não terá tido influência?
  • MARIA
    27 out, 2015 porto 11:01
    Graças a Deus Irmão. Obrigado por teres pensado em todos os familiares e apoiantes. Recupera-te e junta-te aos teus companheiros. Sabes que ainda ides ter muito para aguentar, com esses criminosos, opressores. Força Luaty ...assim como todos os teus companheiros coragem.
  • manuel paiva
    27 out, 2015 vc 10:47
    É Inacreditável que movimentos que lutaram pela libertação do País se tivessem tornado tão CORRUPTOS e anti-democráticos. Prende-se por ler um livro numa livraria? Que é isso?... Ai Angola Angola que volta vais levar. A Repressão nunca resolveu os problemas, apenas os adia para crescerem e se levantarem com mais forças.

Destaques V+