Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Freguesia da Serra da Estrela recebe família numerosa de refugiados

26 out, 2015 - 13:24 • Liliana Carona

A Associação Reencontro foi seleccionada pela PAR e aceitou o desafio. E já se sabe em que os refugiados vão trabalhar.

A+ / A-

Não são só as grandes cidades que se preparam para acolher refugiados. Vila Nova de Tázem, no concelho de Gouveia, tem uma associação de solidariedade que se prepara para receber uma família de 10 elementos. É a única no distrito da Guarda a receber o aval da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR).

“Decidimos preencher um formulário na internet, ficámos à espera, pensámos que não íamos ser seleccionados”, mas acabaram por ser surpreendidos, recorda a responsável pela associação, Laura Costa, com visível ansiedade para conhecer quem vai ajudar.

A Associação Reencontro foi seleccionada e convocada para uma reunião no dia 14 de Outubro, em Lisboa, na qual assinou um protocolo e ficou a saber que vai receber uma família numerosa.

“Tínhamos proposto uma ou duas famílias com crianças, mas depois de termos descrito o espaço, disseram-nos que estavam com dificuldades em acolher famílias numerosas e lançaram-nos o desafio de acolher, em vez de vários casais, uma família mais numerosa”. Laura Costa aceitou o desafio.

As obras na antiga escola primária, onde se localiza a sede da associação fundada há cinco anos, já começaram com a ajuda de donativos e angariação de fundos através de eventos solidários.

“Todas as salas de aulas vão sofrer intervenções. Temos oito salas, seis das quais vão ser quartos. Desde o telhado ao pladur, já tivemos apoios de empresas locais”, revela a responsável à Renascença.

A associação, composta por 11 elementos nos seus corpos sociais, também vai investir. E há um vinho do Dão, com o nome de “Reencontro”, cujas vendem revertem a favor do projecto.

Trabalho para os refugiados também estará assegurado numa padaria solidária, cujo espaço foi cedido pelos donos de uma padaria desactivada.

“A padaria é um espaço interessante. Uma vez que andamos há mais de meio ano à procura de alguém que queira explorar connosco, porque não, se alguém precisar de um primeiro empurrão para trabalhar e ter autonomia, começar a trabalhar lá?”, desafia Laura Costa.

A família de dez elementos deverá chegar a Vila Nova de Tazém em Dezembro. Os técnicos da Associação Reencontro vão ter uma formação intensiva já em Outubro, no Porto, sobre como apoiar os refugiados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Orlando Carvalho
    04 mai, 2016 CIDADE MAIA 01:18
    Sinto-me bem ao saber'que na terra dos meus Bisavós e avós à gente Solidária a receber os refugíados. Um bem hájam.
  • Isabel
    02 fev, 2016 coimbra 16:58
    É engraçado recebem e ajudam famílias, e as da terra são desprezadas....
  • Jorge Garcia
    27 out, 2015 Loriga serra da estrela 10:23
    Eu queria anonciar que em Loriga serra da estrela izistem inumeras instalaçoens uma melhores outra piores 11 fabricas fechadas Sem nada la dentro inclusivo escolas abandonadas boas instalaçoens e é uma vila que tinha quase 4 mil abitantes e atualmente tem 1200 e tem de tudo do melhor para poder acolher muitos m'as muitos refogiados num ambiante muito simpatico e acolhedor claro que terra que ser discotido com as auteridades locais como é ovio claro m'as por favor façam esta procura nesta simpatica vila tem à melhor praia fluvial natural de Portugal e as paisagens que passam n'a tvi santal Barbara Sao de Loriga. ..Obrigado
  • Luis
    26 out, 2015 Lisboa 18:20
    Agora quando eles lá chegarem, vão começar por deitar abaixo as lindas igrejas de talha dourada para substitui-las por mesquitas.

Destaques V+