Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fátima. Problema do mundo é falta de fé em Deus, diz cardeal italiano

13 out, 2015 - 00:07 • Paula Costa Dias

Os católicos têm de reaprender a olhar para o Céu se querem soluções para os “problemas que se criaram sob o céu”, disse o cardeal Giovanni Battista Re, nas celebrações que abriram a peregrinação de Outubro.

A+ / A-

O verdadeiro problema do nosso tempo é a falta de fé em Deus, alerta o cardeal Giovanni Battista Re.

Na homilia das celebrações da peregrinação de Outubro a Fátima, o prefeito emérito da Congregação para os Bispos aconselhou os fiéis a interrogarem-se “sobre o lugar que Deus ocupa” nos seus corações e na sua vida”.

“Porque o fascínio das coisas tornou-se hoje particularmente insinuante e a corrida ao bem-estar absorve tempo e energias”, Deus “passa a ser a última das nossas preocupações”, afirmou o cardeal italiano.

Por isso, as várias crises actuais são “sinais preocupantes de futuro”. “É muito sentida”, disse o cardeal, “a crise económica e financeira que desde há vários anos pesa sobre as famílias, com consequências muito graves”.

Por outro lado “preocupante é também a crise moral que todos notamos” e “grave é ainda a crise social que comporta tantos problemas”. Mas, salienta, “na base destas crises, está uma que é a raiz de todas as outras: a carência de Deus”. Este é, para o prelado, “o verdadeiro problema do nosso tempo: a falta de fé em Deus”.

Tentados a pensar, disse o cardeal Re, que, com a inteligência e as capacidades próprias as pessoas conseguem encontrar solução para todos os problemas, esquece-se que Deus estabeleceu leis que se devem respeitar, sob pena de nascer o desequilíbrio.

Por isso, “a primeira necessidade do nosso tempo é devolver Deus às consciências dos homens e reabrir-lhes o acesso a Deus”, explica.

“Da desordem e dos problemas que se criaram sob o céu, neste nosso tempo, apenas será possível sair”, salientou, “se a humanidade levantar de novo os olhos para o Céu”, concluindo que Nossa Senhora, que apareceu em Fátima, indicou o caminho para chegar a Deus: oração, conversão do coração e penitência.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luís
    15 out, 2015 Porto 01:50
    O problema do mundo são os divinos Mercados, adorados por toda a gente.

Destaques V+