Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​PS avança para congresso, só falta marcar a data

05 out, 2015 - 15:04 • Eunice Lourenço , José Pedro Frazão , Cristina Nascimento

Menos de 24 horas depois, já há quem esteja na calha para suceder a António Costa na liderança do Partido Socialista, na sequência da derrota nas legislativas.

A+ / A-

Está confirmado, o Partido Socialista vai reunir-se em congresso, falta apenas conhecer a data em que se vai realizar. O esclarecimento é prestado à Renascença por fonte oficial da direcção do partido, citando os próprios estatutos socialistas que impõem a realização de congressos federativos e congresso nacional após a realização de eleições.

Os cadernos eleitorais ainda não arrefeceram e já há pelo menos um candidato a candidatos à liderança do Partido Socialista: Álvaro Beleza.

No discurso de encerramento de noite eleitoral, o secretário-geral socialista, António Costa, assumiu total responsabilidade pelo resultado eleitoral do partido, mas garantiu que não sai da liderança. “Manifestamente, não me vou demitir”, afirmou.

No entanto, nem todos subscrevem esta posição. Na noite eleitoral da Renascença, Álvaro Beleza, apoiante de António José Seguro, defendeu de imediato a realização de um congresso do PS e manifestou-se disponível para avançar na defesa daquilo que considera ser melhor para o partido. Uma ideia repetida esta segunda-feira a outros órgãos de comunicação social, aos quais afirmou que é candidato à liderança do partido.

A Renascença sabe que também Rui Prudêncio, antigo líder da Federação do Oeste do PS, e também próximo de António José Seguro (foi seu motorista durante as primárias do partido), pondera avançar mas para já ainda não há confirmação.

Segurista Álvaro Beleza: António Costa tem que ir a votos no PS
Segurista Álvaro Beleza: António Costa tem que ir a votos no PS
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Afinal!
    06 out, 2015 st 18:01
    Parece que o tiro vai sair pela culatra aos "belezas" e a alguma comunicação social...O bom senso está a imperar! António Costa é o secretário-geral e foi eleito em primarias com cerca de 70% dos votos, contra 30% do Seguro! Tem toda a legitimidade democrática e até mais do que isso, (o PS é o único partido que elegeu o seu secretário-geral por directas e abrindo-se à sociedade civil, coisa que mais nenhum partido teve a coragem de fazer), para continuar nos interesses de Portugal e do PS!
  • zecel
    06 out, 2015 paris 16:00
    Aproveitem para mudar mas jà vejo compadres a avançar antes que alguém se meta à frente, vai ser um virar do disco com a mesma musica.
  • A variavel tempo
    06 out, 2015 Lx 09:49
    É a fundamental. Os direitolas disfarçados de bons samaritanos para o PS, mais não pretendem do que desestabilizar para dividirem e reinar. A gataria do PSD sairá do saco mais cedo do que pensam!...O poder não dura para sempre!
  • António sousa
    05 out, 2015 Valenca 20:02
    Seguro entra para derrubar os belhos do restelo e abrires uma frente nova com novas ideias para Portugal porque Portugal precisa de ti
  • Antonio
    05 out, 2015 20:00
    Olá beleza. Tu a chefiar o partido? Deixa-me rir mas tem modos. Se nao te moderas ainda mijk nas calças. A gente sabe o q sao grupos de pressao. Vemos um a actuar na tv e noutras actividades tipicas dessa gente. Mas calma ai o PS ainda se mantem livre dessa coisa ao contrario do arco da renovacao q foi invadido e minado. Deixa-te estar sentado.e olha, aprende com o passos a cantar com voz grossa e aparece depois qd ja nao parecer q mias.
  • acacio santos cruz
    05 out, 2015 chaves 19:31
    Dr António Costa , O Seguro deve bater palmas pelo grande resultado que você teve nas eleições de ontem . ele ganhava por "poucochinho " , mas você , não ganhou nesta conjuntura favorável ao PS , tendo em conta apertar do cinto em que Passos Coelho teve de governar 4 anos, fruto da má governação de Sócrates /PS . Se não ganhou agora , quando será que vai ganhar . Nunca . Lamento a sua postura para com Seguro , Quem o mandou avançar na altura ? Você não tem perfil para primeiro Ministro . Deixe o lugar .
  • kokas
    05 out, 2015 aveiro 19:30
    São um saco de gatos com vontade de se servirem da gamela
  • AS
    05 out, 2015 Coimbra 19:23
    quando uns perdem 25 deputados e outros ganham 12 outros ganham 9 Não sei onde está a derrota nem a vitoria. que mexam na lei das reformas. para todos os portugueses não é: CGA, bancários, PT, EDP, SS, professores que 47 ANOS acabaram cursos no ano x, da SS »30 anos de trab. agora »40???? -EU TRABALHO HÁ47-Penalização =50% Vale a pena? alguém pode esclarecer este pobre ignorante as leis da reforma?????
  • O Antonio Costa
    05 out, 2015 pt 19:17
    avança novamente e ganhará com mais força ainda, o partido. Os oportunistas devem ser posicionados no seu devido lugar! São a minoria da "barafunda"!
  • zé boda
    05 out, 2015 setubal 19:12
    Não entendem que não está em causa o que é melhor para o partido. O que devia interessar a esta gente é o que é melhor para o País. Enquanto os partidos actuarem tipo clubes de futebol , estamos f....

Destaques V+