A+ / A-

Mais de 5 toneladas de droga apreendidas nos últimos meses

10 set, 2015 - 22:22

Narcotraficantes deslocam-se, pontualmente, a Portugal para adquirir barcos, afirma o responsável pelo combate ao tráfico de droga da Polícia Judiciária.

A+ / A-

A Policia Judiciária apreendeu mais de cinco toneladas de cocaína em águas territoriais portuguesas, nos últimos três meses.

O caso mais recente resultou na apreensão de 1.900 quilos, que estavam dentro de um barco de pesca ao largo de Peniche.

A Judiciária nota que as redes internacionais recorrem cada vez mais ao transporte feito por portugueses.

As semelhanças entre os vários casos registados desde Maio não deixam muitas dúvidas às autoridades ibéricas.

As redes de tráfico são galegas, já fortemente infiltradas por sócios colombianos, que a partir de Espanha, fornecem todo o mercado ilícito da Europa. Pelo meio fica o Atlântico e uma das principais portas de entrada no continente, que continua a ser a costa portuguesa.

Para essa fase do transporte, uma das mais importantes na logística destas organizações, os últimos casos têm revelado um aumento do recurso a embarcações de pesca portuguesas e, muitas vezes, às respectivas tripulações.

Joaquim Pereira, responsável pelo combate ao tráfico de droga da Judiciária, confirma a cada vez maior utilização desses meios nacionais.

“Aqui há organizações criminosas com componente espanhola e sul-americana que, pontualmente, se deslocam a território nacional para adquirir embarcações”, explicou Joaquim Pereira, em conferência de imprensa realidade esta quinta-feira.

As redes galegas estão muito activas, o que fica bem provado pelos números dos últimos três meses.

“Desde o final do mês de Maio, início de Junho, temos cerca de 5.300 quilos [de droga] apreendidos, cerca de 27 detidos e quatro embarcações apreendidas. É um nível significativo de apreensões, mesmo em contexto mundial”, indica o responsável pelo combate ao tráfico de droga da Judiciária.

Desta vez, foram apreendidos 1.900 quilos de cocaína, numa acção que juntou a Judiciária e o Corpo Nacional de Polícia de Espanha, mas também a Força Aérea e a Marinha.

A droga estava dentro de uma embarcação de pesca da Figueira da Foz, interceptada ao largo de Peniche.

Em Portugal foram detidos cinco homens – todos os que estavam a bordo - e em Espanha a polícia fez outras 10 detenções, incluindo vários lideres da rede.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+