Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Oposição acusa e Passos rejeita eleitoralismo na sobretaxa de IRS

25 set, 2015 - 18:36

Previsão de devolução de sobretaxa entrou na campanha.

A+ / A-
Devolver a sobretaxa do IRS? Passos garante que não é eleitoralismo
Devolver a sobretaxa do IRS? Passos garante que não é eleitoralismo

A receita fiscal aumentou 1.300 milhões até Agosto. A confirmar-se esta tendência, significa uma devolução a rondar os 35% da sobretaxa de IRS no próximo ano. O Governo rejeita as acusações de eleitoralismo da oposição.

"A despesa está a baixar e como está a baixar a política não é eleitoralista, a política é feita para que o nosso objectivo de diminuir o défice, e em particular ter um défice abaixo dos 3%, possa estar ao nosso alcance porque isso é bom para os portugueses e para o país". Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro e líder do PSD.

“Só a 31 de Dezembro deste ano é que podemos saber quanto será devolvido, porque só no final do ano é que serão feitas as contas [nesta altura há uma estimativa]. Todos os meses as pessoas têm agora a possibilidade de ir a um simulador e ver, em função do que vai sendo a execução dos impostos, mês a mês, em quanto é que pode ser essa devolução”. Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro e líder do PSD.

“É evidente que há uma expectativa, neste momento, de devolução. Quanto melhor correr a execução orçamental e quanto melhor evoluir a nossa economia mais depressa será possível aligeirar os impostos sobre as pessoas. Não vale a pena darmos muito valor às promessas. No final, depende da realidade orçamental e do crescimento económico a possibilidade de virmos a pagar menos impostos nos próximos anos. É preciso esperar para ver como as coisas correm”. Pires de Lima, ministro da Economia.

“E prepara-se o Governo com essa estratégia de pressão fiscal para anunciar hoje, pela oitava vez, a revisão da suposta devolução da sobretaxa. É, obviamente, mais um exercício de cosmética, puramente eleitoralista, que o Governo faz porque tem para ele um custo zero, porque eles não vão ganhar as eleições no dia 4 de Outubro”. Mário Centeno, coordenador económico do PS.

"Se a notícia fosse a sério seria eleitoralismo, como é falsa é falta de vergonha na cara por parte de Pedro Passos Coelho". Catarina Martins, porta-voz do Bloco de Esquerda.

“O Governo vem ensaiando esta manobra eleitoral há dois meses, omitindo deliberadamente os atrasos na devolução do IRS e do IVA. A própria Direcção-Geral do Orçamento diz que esses atrasos são na ordem dos 260 milhões de euros. Se contabilizarmos estes 260 milhões de euros, a receita agregada de IRS e IVA subiu 3,2%. O que está no Orçamento de Estado é que para haver devolução da sobretaxa a receita agregada destes dois impostos tem de subir 3,7%. Os dados da DGO mostram que, se esta tendência se mantiver, não haverá qualquer devolução da sobretaxa de IRS em 2016”. Paulo Sá, do Partido Comunista.

[notícia actualizada às 20h00]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jose Martins
    26 set, 2015 coimbra 14:51
    Quando se anda quatro anos a mentir .Como é que podemos acreditar!!!!!! Costuma dizer-se quem muito fala pouco acerta. Assim tem acontecido com este governo.Antes de prometer o que quer dar era melhor dizer o que vão tirar
  • Nunca mais é dia 4...
    25 set, 2015 Lisboa 21:12
    Nunca assisti a uma campanha que eu considerasse tão suja e sem escrúpulos como a desta Coligação. Nunca mais é dia 4, para eu os ver dali para fora!.... É verdade que Portugal tem acima dos 600.000 analfabetos, mas estarem constantemente a atentar contra a inteligência das pessoas....Tenham vergonha!!!

Destaques V+