Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vespa asiática. Praga não é perigosa para as pessoas

21 ago, 2015 - 23:07

No entanto, apicultores aconselham algum cuidado. As pessoas não devem aproximar-se dos ninhos.

A+ / A-

Os três ninhos de vespa asiática encontrados em habitações desde quarta-feira no concelho de Gaia são uma praga, segundo os sapadores bombeiros da localidade.

A Renascença falou com Ricardo Silva, apicultor responsável pela destruição dos ninhos, que explicou que a vespa consta uma ameaça para o ecossistema mas que as pessoas não devem ficar alarmadas.

“A vespa asiática está a desequilibrar o ecossistema porque come todos os insectos colonizadores que encontra, ou melhor que consegue, que são quase todos. A vespa asiática não é agressiva com as pessoas, mas se as pessoas se aproximarem do ninho aí sim ela torna-se agressiva, para defender a colmeia”, disse.

Ricardo Silva referiu que é a própria população que tem alertado as autoridades para esta situação mas que os operacionais têm conseguido dar resposta.

“Aqui no município de Vila Nova de Gaia os bombeiros têm dado resposta às solicitações que lhes têm chegado, principalmente no meio urbano. O grande problema é no meio rural, em que a detenção dos ninhos é quase impossível porque não se faz a mínima ideia no meio da floresta onde estarão os ninhos, é quase impossível detectá-los. No meio urbano é mais fácil porque elas constroem os ninhos nas habitações ou nas imediações dos edifícios onde as pessoas as detectam. E aí sim são todos eliminados”.

O veneno da vespa, afirma Ricardo Silva, faz o mesmo efeito que faria uma vespa regular. Já existem alguns casos de pessoas picadas, mas que facilmente foram resolvidos.

A vespa asiática foi introduzida na Europa em 2004 e os primeiros indícios da sua presença começaram em 2011.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+