A+ / A-

Terceiro blogger secularista morto à catanada no Bangladesh

12 mai, 2015 - 17:16

Ananta Bijoy junta-se a Avijit Roy e Washiqur Rahman. Os três homens foram mortos por defenderem a liberdade de religião e a tolerância num país onde o fundamentalismo é uma ameaça.

A+ / A-
Um homem foi morto à catanada esta terça-feira no Bangladesh, por quatro atacantes encapuzados.

Ananta Bijoy Das tinha 33 anos e era autor de um blogue em que defendia o secularismo, criticando o fundamentalismo islâmico.

Com este ataque sobe para três o número de bloggers secularistas assassinados no Bangladesh no espaço de três meses.

O primeiro caso registou-se em Fevereiro e vitimou Avijit Roy, um activista sedeado nos Estados Unidos que foi morto durante uma visita ao Bangladesh. Em Março um novo caso deixou sem vida Washiqur Rahman, que entre outras coisas tinha manifestado a sua revolta pela morte de Roy.

Os ataques a bloggers que advogam o secularismo têm sido reivindicados por grupos fundamentalistas islâmicos, nomeadamente a Al-Qaeda no Subcontinente Asiático.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.