Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Padre Joaquim Carreira, um “Justo entre as nações”

15 abr, 2015 - 23:12

A Renascença falou com a embaixadora de Israel em Lisboa.

A+ / A-

No dia em que Israel e as comunidades israelitas espalhadas pelo mundo assinalam o “Dia em Memória dos Mártires do Holocausto”, a sinagoga de Lisboa homenageou um português, o padre Joaquim Carreira, como “Justo entre as nações”, título concedido a todos os que ajudaram a salvar judeus durante a perseguição nazi.

Entre 1943 e 1944, enquanto reitor do Pontifício Colégio Português em Roma, o padre Joaquim Carreira salvou a vida a 50 refugiados do nazismo, alguns deles judeus.

Para a embaixadora de Israel, Tzipora Rimon, esta homenagem é, não só comovente, como fundamental para as novas gerações. “É uma cerimónia muito comovente. Esta homenagem de ‘Justo pelas nações’ serve para honrar a sua actividade que levou ao salvamento de judeus”, disse.

 Tzipora Rimon acrescenta que, agora, “a educação” é muito importante. “Ensinar todas as lições, cada lugar, cada país às novas gerações para evitar no futuro o holocausto em outros lugares”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mara
    29 mai, 2017 Portugal 16:25
    Um verdadeiro e grande Homem de Deus que certamente está sentado à direita do nosso Pai do Céu. Casos como o deste grande Sacerdote Reverendo Senhor Padre Joaquim Carreira devem ser contados aos Jovens dos nossos dias para que eles vejam quão mais belo é fazer o Bem do que as maldades que se fazem neste momento...

Destaques V+