Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"O Islão não é isto", diz um muçulmano no Porto

10 jan, 2015 - 18:07 • Teresa Almeida

Tarek El-hasmin é casado há 25 anos com uma portuguesa católica. Diz que os atentados em França não têm nada a ver com religião: são terrorismo e fanatismo.

A+ / A-

“Reza por nós”, diz um muçulmano para uma católica com quem está casado há 25 anos. O respeito pelas religiões que professam é mútuo e é assim que gostava que toda a gente visse os árabes.

Em declarações à Renascença, Tarek El-hasmin condena o atentado em França e garante que o Islão não é isto. Fala dos dois terroristas que atacaram o jornal “Charlie Hebdo” como muçulmanos radicais, fanáticos, com os quais não concorda.

Michel, nome que adoptou depois de ter começado a trabalhar no Luxemburgo, porque a sua patroa não conseguia reproduzir o seu nome árabe, está na Europa Ocidental há mais de meio século.

Garante que não sentiu “nenhuma” dificuldade em adaptar-se. “Na Tunísia estamos habituados ao turismo e aos turistas e senti-me sempre preparado”, explica.

Primeiro no Luxemburgo, depois em Portugal, este tunisino, mantém as tradições árabes. “Todos os dias vou à mesquita, faço as minhas rezas. Não bebo álcool, cumpro as minhas tradições muçulmanas”, remata Tarek ou Michel.

Devoto de Alá, é casado há 25 anos com uma portuguesa, católica. Diz Tarek que em casa nunca houve uma discussão sobre religião que professam. “Ela respeita a minha religião e eu respeito a dela. Ela vai todos os domingos à Igreja e antes de o fazer liga-me e diz-me que vai lá e até respondo: reza por nós”.

Tarek não se sente mal em entrar em Igrejas Católicas. Garante que já o fez muitas vezes, já foi a baptizados, comunhões e casamentos. “A isto chama-se respeito”, sublinha.

E é por esse respeito que Tarek diz não aceitar o que se passou em França. “O Islão não é isto, não há nada no Corão que diga isto. Para mim, isto é terrorismo e fanatismo. Nada tem a ver com a minha religião”, frisa.

Emocionado e quase sem palavras, acaba por dizer que o que viu em França o deixou “muito chocado”.

É por sentir que em Portugal há paz, e que não há racismo, na há confusão, não há atentados que quer continuar a viver no Porto onde tem um Kebab.“É um paraíso na Terra”, remata Tarek.



Tudo sobre os ataques em França
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+