A+ / A-

Juiz conselheiro Cura Mariano é o novo presidente do Supremo Tribunal de Justiça

15 mai, 2024 - 13:23 • Olímpia Mairos

Cura Mariano, de 66 anos, sucede na presidência do STJ a Henrique Araújo, que deixa o cargo por ter atingido o limite de idade para a função: 70 anos.

A+ / A-

O juiz conselheiro João Cura Mariano foi eleito, esta quarta-feira, presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), com 36 votos, vencendo na segunda volta a vice-presidente deste tribunal, Graça Amaral, que obteve 23 votos.

Em comunicado, o STJ indica que a cerimónia de tomada de posse será marcada após a publicação oficial dos resultados no Diário da República.

O novo presidente do STJ - eleito para um mandado de cinco anos - foi juiz do Tribunal Constitucional entre 2007 e 2016, passou pelos tribunais da Relação de Coimbra e do Porto e integrou o Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República.

Formado em Direito na Universidade de Coimbra, Cura Mariano, de 66 anos, sucede na presidência do STJ a Henrique Araújo, que deixa o cargo por ter atingido o limite de idade para a função: 70 anos.

O juiz conselheiro assume também, por inerência de funções, a presidência do Conselho Superior da Magistratura (CSM).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+