Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump e Sanders vencem primárias no Michigan

09 mar, 2016 - 07:24

Pré-candidato democrata garante que a campanha que lidera ainda não mostrou toda a força. Do lado republicano, Donald Trump atira-se a Ted Cruz: “Vai passar um mau bocado”.

A+ / A-

Veja também:


O magnata Donald Trump venceu, na terça-feira, as eleições primárias do Partido Republicano norte-americano no estado do Michigan, tendo obtido a maioria dos 59 delegados em disputa neste estado, onde as sondagens lhe davam uma larga vantagem em relação aos seus rivais.

Esta foi a segunda vitória eleitoral de Donald Trump na mesma noite, depois de ter vencido no estado do Mississipi (40 delegados).

Os republicanos também votaram em Idaho e Havai, onde estão em jogo, respectivamente, 32 e 19 delegados. Não estão ainda fechadas as contagens.

Do lado democrata, o pré-candidato Bernie Sanders ganhou as eleições primárias no estado do Michigan. "Tem sido uma noite fantástica", afirmou o senador do Vermont, pouco antes de os primeiros resultados lhe conferirem a vitória naquele estado sobre a ex-secretária de Estado Hillary Clinton – e ao contrário do que prognosticavam as sondagens.

Foi preciso esperar pelo escrutínio de 90% dos votos para que os meios de comunicação social norte-americanos dessem por definitiva a vantagem de dois pontos de Sanders sobre Clinton.

A antiga primeira-dama venceu no estado do Mississipi.

Berni Sanders e Hillary Clinton disputam a nomeação como candidatos do Partido Democrata nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, marcadas para Novembro.

As eleições primárias elegem os delegados às convenções nacionais, em que será nomeado o candidato de cada partido nas eleições.

Donald Trump tem, nesta primeira corrida, Ted Cruz como principal adversário. No discurso da noite, o pré-candidato republicano apontou-lhe baterias.

“Ele está sempre a dizer: ‘eu sou o único capaz de derrotar Trump. Votar em Trump vai levar-nos à miséria’. Ele é o único capaz de me derrotar – já o ouvi tantas vezes, mas ele nunca me ganha. De facto, ele raramente me vence. Nós vamos sair-nos bem. O Ted Cruz vai passar um mau bocado”, afirmou.

Apesar disso, Ted Cruz encontra-se à frente do multimilionário no estado do Idaho, onde a contagem de votos ainda decorre. As primeiras projecções colocam o senador do Texas, na frente.

Estão também ainda por apurar os resultados do “caucus” republicano do Hawai.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+