Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu o empresário André Jordan, "pai do turismo português"

09 fev, 2024 - 14:03 • Cristina Nascimento com Lusa

Tinha 90 anos. Foi o fundador dos empreendimentos da Quinta do Lago e Belas Clube Campo.

A+ / A-

Morreu o empresário André Jordan, reconhecido empresário do setor do turismo que acabou por ser conhecido como o "pai do turismo português". A notícia da morte está a ser avançada pelo "Jornal de Negócios", que cita fontes familiares.

Segundo a mesma fonte, o falecimento de Jordan, 90 anos, registou-se na madrugada desta sexta-feira.

Jordan nasceu na Polónia em 1933, mas cresceu no Brasil e veio para Portugal no início da década de 70.

A notícia da morte do empresário foi também confirmada à agência Lusa pelo o presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

"Trata-se de uma perda inestimável para o turismo algarvio, pois era um homem que fez muito pelo Algarve",lamentou à Lusa o presidente da AHETA, Hélder Martins.

O presidente da maior associação empresarial de hoteleiros da região adiantou que os encontros com André Jordan "eram uma lição de vida, porque para ele a palavra quantidade nunca existia, mas sim a qualidade".

"Era um homem que continuava a interessar-se pelo turismo e pelo Algarve em particular, é uma grande perda", assinalou.

Como o Brasil “tirou o Carnaval do povo”. André Jordan regressa ao morro de onde saiu o samba
Reveja a reportagem de 2018: Como o Brasil “tirou o Carnaval do povo”. André Jordan regressa ao morro de onde saiu o samba

De acordo com a informação no portal do Grupo André Jordan, o empresário era natural da Polónia, mas cresceu no Brasil, país onde a família procurou refúgio em 1940, em fuga das perseguições nazis na Europa e veio para Portugal em 1971 para criar a Quinta do Lago, no concelho de Loulé, tendo adquirido dupla cidadania, brasileira e portuguesa.

No final da década de 80, após a venda da Quinta do Lago assumiu em Londres o cargo de administrador executivo da Bovis Abroad, empresa do Grupo Bovis dedicado aos negócios imobiliários internacionais, com projetos em Espanha, Portugal e no Caribe, incluindo o famoso La Manga Club, no sul de Espanha.

Em 1995, adquiriu a Lusotur, proprietária de Vilamoura, o maior complexo residencial e de lazer na Europa, empresa que foi vendida a investidores espanhóis em 2006.

Na região de Lisboa, fundou o projeto Belas Clube de Campo, no concelho de Sintra.

André Jordan esteva envolvido em várias organizações e iniciativas de caráter cívico, cultural e educacional em vários países.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+