Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​EUA. Vaga de frio faz 16 mortos e situação vai piorar com “bomba ciclone”

04 jan, 2018 - 07:35

Nalgumas zonas do país, como por exemplo na Florida, já nevou o que não acontecia há quase três décadas.

A+ / A-
​EUA. Vaga de frio faz 16 mortos e situação vai piorar com “bomba ciclone”
​EUA. Vaga de frio faz 16 mortos e situação vai piorar com “bomba ciclone”

Pelo menos 16 pessoas morreram nos Estados Unidos devido ao frio intenso que se faz sentir em várias zonas do país, segundo o balanço da CNN. Há escolas fechadas, voos cancelados e cidades quase paralisadas.

De acordo com o canal de televisão seis mortes foram registadas em Wisconsin, quatro no Texas, um no Dakota Norte e outra no Missouri.

Os governadores dos estados da Florida, Georgia, Carolina do Norte e Virginia já declararam o estado de emergência e avisaram a população para os riscos de estradas com gelo e temperaturas muito baixas. Em Nova Iorque, as escolas públicas foram encerradas. Um pouco por todo o país, há milhares de ligações aéreas canceladas.

Noutras zonas do país, como por exemplo na Florida, já nevou o que não acontecia há quase três décadas.

São consequências de uma tempestade rigorosa que está a varrer os Estados Unidos e as previsões do estado do tempo são para que piore. Os meteorologistas prevêem que a tempestade venha a transformar-se num “ciclone bomba”, nome dado ao fenómeno meteorológico quando a pressão atmosférica desce muito num espaço de tempo muito curto, conferindo à tempestade uma força explosiva.

A vaga de frio tem vindo a congelar lagos, margens dos rios e piscinas privadas e provocou o cancelamento de algumas das tradicionais celebrações do Ano Novo.

Na terça-feira registaram-se novos mínimos - pulverizando recordes com décadas. Em Dayton (Ohio), o mercúrio marcou 25 graus abaixo de zero (batendo um recorde de 1898; em Salisbury (Maryland) a temperatura baixou para 14 abaixo de zero (quebrando o anterior mínimo de 1918).

Nos dois últimos dias de 2017, o frio já tinha causado a morte a três pessoas. "A massa de ar do Árctico vai continuar forte sobre os dois terços mais a Leste do país até ao final da semana", publicou na rede social Twitter o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS), salientando que esta parte do território vai sofrer "temperaturas muito frias e ventos gélidos perigosos".

O mesmo serviço prevê que a Costa Leste deve sofrer fortes nevões e precipitação de gelo, apelando a que os habitantes das regiões evitem viagens de carro devido aos "consideráveis problemas de deslocação" previstos pelas autoridades.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • CAMINHANTE
    04 jan, 2018 LISBOA 12:04
    Algo se passa com o clima, mas não é o que andam a propagar... e também andam a manipular as condições climáticas através do HAARP, para insistir nas teses que querem como intocáveis.
  • Zé da Piedade
    04 jan, 2018 Pietolândia 10:03
    Esperem até o Kim-nãosei-quê mandar com a bomba de gelo. Vão tiritar...
  • Jota
    04 jan, 2018 Porto 08:48
    "Aproveitem o aquecimento global para se aquecerem"
  • F Soares
    04 jan, 2018 A da Gorda 08:25
    Ciclone bomba ou "Ciclogénese explosiva" ????

Destaques V+