Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fernando Santos

"É mais do que um jogo de futebol". Mas Portugal só será solidário até ao apito inicial

09 nov, 2017 - 19:30

Seleccionador nacional traça a linha entre a solidariedade da equipa das quinas e o carácter competitivo de um teste importante frente a outra nação que estará no Mundial 2018.

A+ / A-
Fernando Santos exige responsabilidade em jogo solidário
Fernando Santos exige responsabilidade em jogo solidário

Para Fernando Santos, o embate entre Portugal e Arábia Saudita é, sem dúvida, "mais do que um jogo de futebol". Mas há uma linha que separa o carácter solidário do primeiro de dois encontros de cariz especial e de apoio às vítimas dos incêndios de Outubro, do momento do apito inicial para a partida de Viseu.

"Atrás de nós está um país e uma bandeira. Mais ainda, neste caso, a Federação associou-se à onda solidária que o país atravessa, há já alguns meses. Sabemos que o povo está unido nisto. Somos um povo extremamente solidário. O estádio está esgotado. Tenho a fortíssima convicção que o povo irá responder no jogo de Leiria. Para nós, é mais uma obrigação. Com os jogadores que convoquei, tenho a certeza de que vão fazer um bom jogo e vão fazer tudo para vencer", assinalou o seleccionador nacional "AA" de futebol, esta quinta-feira, na antevisão do encontro com os sauditas".

"É mais do que um jogo de futebol. O país percebe isso. Acredito que o país vai responder bem a esse apelo que fizemos. Mas, depois de começar, será um jogo de futebol e os jogadores estarão concentrados", reforçou.

Um "bom" e "difícil teste" frente aos sauditas

A Arábia Saudita, tal como Portugal, está apurada para a fase final do Mundial 2018 e, por isso, um possível adversário na Rússia. Mas, mais do que isso, o embate com a selecção do Golfo Pérsico permitirá à equipa das quinas um embate extremamente competitivo contra adversários que não fazem parte do continente europeu.

"Vamos defrontar um adversário que poderemos defrontar no Mundial. A Arábia Saudita pratica um futebol que habitualmente não defrontamos. É muito importante vermos como estas equipas se desenvolvem para perspectivarmos o campeonato do mundo. Será difícil para nós. Conheço a equipa da Arábia Saudita, muito rápida, tecnicamente muito evoluídos. Será um bom teste", projectou.

Portugal defronta a Arábia Saudita, em Viseu, na sexta-feira, às 20h45. Na terça-feira, 14 de Novembro, os campeões europeus recebem os EUA, em Leiria, também às 20h45. Os dois jogos têm relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+