A+ / A-

Quase mil operacionais combatem incêndios em três distritos

09 out, 2017 - 07:42

Temperaturas vão continuar altas esta semana, mas o vento será fraco. Há 14 concelhos em risco máximo de incêndio.

A+ / A-

São 939 os operacionais que estão, esta segunda-feira no terreno, a combater os três incêndios activos nesta manhã: em Celorico de Basto (distrito de Braga), Ourém (Santarém) e Pampilhosa da Serra (Coimbra).

É neste último concelho que o combate ao fogo envolve mais meios: 648 operacionais e 195 veículos para lutar contra quatro frentes.

A autarquia já activou o Plano Municipal de Emergência.

Já dominado está o fogo de Vila Nova de Paiva, em Viseu, que lavrava desde a tarde de sábado e foi dado como dominado durante a madrugada desta segunda-feira, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

As chamas andaram também na Trofa, no distrito do Porto, tendo alastrado, ao início da noite de domingo, às traseiras de três fábricas localizadas no lugar de Lantemil, em Santiago de Bougado. Os trabalhos de rescaldo prolongaram-se pela madrugada.

Esta segunda-feira, mais de 70 concelhos de 14 distritos de Portugal continental apresentam risco “máximo” de incêndio. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou ainda em risco “muito elevado” e “elevado” de incêndio vários concelhos de quase todos os distritos do continente (18).

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado e com neblina ou nevoeiro no litoral oeste a sul do Cabo Mondego até meio da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira.

Está também previsto vento fraco, soprando temporariamente moderado durante a tarde, de noroeste no litoral oeste e nas terras altas e de sudoeste na costa sul do Algarve.

Prevê-se também uma pequena descida de temperatura máxima no litoral a norte do Cabo Raso.

As mínimas vão oscilar entre 7 graus (em Bragança) e os 20 (em Portalegre) e as máximas entre 23 (em Viana do Castelo) e os 34 (em Santarém).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • tuga
    09 out, 2017 Lisboa 08:23
    Explorar o negócio dos fogos até ao ultimo dia. Que bom seria este país ter um ministério da justiça com ministro/a e tudo. Que bom seria não haver tanto mamão a comer à grande com os fogos. E a pena de morte??....Cuidado e os direitos humanos para os bandidos??? Tanta lei para cães, gays, pretos, racismos (não sei de quem), adopções gays, lei a passar ilegais (PS-PCP-BE), Para este flagelo a destruir famílias e florestas?? Isto é um negócio sem REGULADOR.

Destaques V+