A+ / A-

Sismo no México. Sobe para 60 número de vítimas mortais

08 set, 2017 - 14:30

O abalo foi sentido no centro e sul do país e causou pânico entre a população. Há áreas sem electricidade e foram sentidas várias sequelas. Na Guatemala também foi sentido com grande intensidade.

A+ / A-
"Nunca tinha sentido algo tão mau". Sismo de grau 8 abala México
"Nunca tinha sentido algo tão mau". Sismo de grau 8 abala México

Pelo menos 60 pessoas morreram na sequência do violento sismo que esta sexta-feira abalou o México, avança o director da Protecção Civil.

Os primeiros dados indicavam um tremor de terra de 8 graus na escala de Richter, mas a magnitude foi revista para 8.2, igualando a força do sismo de 1985, que fez milhares de mortos e destruiu muitos edifícios. O abalo foi sentido no centro e sul do país e causou pânico entre a população. Há áreas sem electricidade e foram sentidas várias sequelas, algumas com magnitude de 5 graus na escala de Richter. Na Guatemala também foi sentido com grande intensidade.

Com o epicentro a registar-se no mar, a 123 quilómetros da cidade de Pijijiapan, e a uma profundidade de 33 quilómetros, o Centro de Avisos de Tsunami do Pacífico confirma a existência de um tsunami embora este seja menor do que o esperado, registando no máximo 70 centímetros.

Segundo o embaixador português no México, há mais de dois mil portugueses registados nos serviços consulares no México. Roza de Oliveira disse à Lusa que, na capital, Cidade do México, o sismo causou essencialmente danos materiais.

"Há falhas de energia, há danos materiais, mas não foi a tragédia que poderia ser com esta magnitude", afirmou, acrescentando que já se registaram 60 réplicas do sismo.

[actualizado número de vítimas às 23h00 - número de mortos sobe para 60]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+