Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"​Trump ataca liberdade de imprensa", diz alto comissário da ONU

30 ago, 2017 - 14:07

Críticas constantes do Presidente norte-americano podem desencadear violência contra os jornalistas, alerta Zeid Ra'ad al-Hussein.

A+ / A-
Alto comissário da ONU critica declarações "altamente irresponsáveis" de Trump
Alto comissário da ONU critica declarações "altamente irresponsáveis" de Trump

As críticas do Presidente norte-americano, Donald Trump, aos jornalistas são um ataque à liberdade de imprensa e podem desencadear violência contra os repórteres, alerta o alto comissário da ONU para os Direitos Humanos.

Para Zeid Ra'ad al-Hussein, Trump também tem proferido declarações preocupantes sobre mulheres, mexicanos e muçulmanos.

O responsável das Nações Unidas questiona a abordagem do Presidente norte-americano às questões relacionadas com a imigração e a decisão de perdoar Joe Arpaio, um antigo xerife do Arizona, que promovia uma política de perseguição aos estrangeiros indocumentados.

"É realmente muito surpreendente quando pensamos que a liberdade de imprensa, que não é apenas uma pedra angular da Constituição dos Estados Unidos, mas algo que os EUA defenderam ao longo dos anos, está agora a ser atacada pelo Presidente", acusa Zeid Ra'ad al-Hussein.

“É uma reviravolta impressionante e, em última instância, a sequência é perigosa”, adverte.

Donald Trump defendeu recentemente um grupo de manifestantes de extrema-direita, que protestou em Charlottesville.

O alto comissário da ONU para os Direitos Humanos recorda o caso para sublinhar que saudações nazis, suásticas, insultos anti-semitas e racistas “não têm lugar nos Estados Unidos” nem no resto do mundo.

“O Presidente orgulha-se de quebrar tabus e os seus apoiantes vêem-no como tal. Mas isso é altamente irresponsável, porque tem consequências, encoraja aqueles que pensam de forma semelhante a atacarem estas comunidades”, refere Zeid Ra'ad al-Hussein.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • No país da diversão
    30 ago, 2017 Lisboa 19:02
    Mas existe alguma liberdade de imprensa? Alguns andam a ver muitos filmes! Entre o Trump e jornalistas que praticam uma vergonhosa censura, o diabo que escolha! Para bem da humanidade seria bom que o alto comissário da ONU fosse investigar a censura, a diversão e o "lixo" de pseudo-notícias que que existe na imprensa para manipular as pessoas. Ou a ONU anda distraída ou não quer ver! Eu torno a perguntar se os jornalistas só têm direitos?

Destaques V+