A+ / A-

​Almeirim sem abastecimento de água por colapso em furo de captação

07 ago, 2017 - 19:54

Problema afecta cerca de 14 mil pessoas.

A+ / A-

O colapso de um dos furos de abastecimento a Almeirim está a afectar o fornecimento normal de água a toda a cidade e na aldeia da Tapada, num total de cerca de 14 mil pessoas, disse o presidente da autarquia.

"Esta madrugada entrou areia no sistema da rede de canalização, uma avaria que acontece de 20 em 20 anos, e está a afectar o normal abastecimento a toda a cidade", disse à Lusa Pedro Miguel Ribeiro, referindo que a avaria "obriga a fazer descargas da água que já se encontra na rede para limpeza das areias, o que, tendo em conta o seu volume e as dezenas de quilómetros de conduta, poderá demorar várias horas ou mesmo todo o dia".

Segundo o autarca, "talvez durante a noite as zonas mais baixas da cidade possam recomeçar a ser reabastecidas, uma vez que o sistema é composto por vários sectores, mas, neste momento, não é possível antecipar com exactidão esse momento".

"Os bombeiros estão preparados para poder abastecer", em situações que se verifique essa necessidade, acrescentou.

Segundo um comunicado da empresa intermunicipal Águas do Ribatejo, "os serviços encontram-se a realizar os procedimentos necessários para o restabelecimento das condições normais de abastecimento", tendo desaconselhado ainda "o uso da água da rede de distribuição", e a "evitar-se a utilização de máquinas de lavar e outros equipamentos ligados directamente à rede pública".

Fonte da empresa disse à Lusa que o colapso de um dos furos decorreu "por motivo do abaixamento dos níveis de água no subsolo" o que, "consequentemente, afectou o abastecimento de água", tendo perspectivado que a normalização da situação possa ocorrer "cerca das 22h00".

A Águas do Ribatejo anunciou também que já iniciou os procedimentos para a construção de um novo furo, com carácter de urgência.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui Manuel Louraço
    08 ago, 2017 Almeirim 10:32
    Em comunicado emitido esta manhã, a empresa informa que “foi possível encher os reservatórios durante a noite de segunda-feira e o abastecimento foi gradualmente restabelecido” mas, “na sequência do processo de enchimento registou-se o rebentamento de uma junta na conduta distribuidora junto ao depósito apoiado no interior da Central de Águas”, o que “obrigou de novo à interrupção do processo”.

Destaques V+