Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Manifestantes israelitas bloqueiam ajuda humanitária com destino a Gaza

14 mai, 2024 - 00:42 • Reuters

Vídeos que circularam nas redes sociais mostraram manifestantes a atirar mantimentos dos camiões para o chão, com o conteúdo das caixas abertas espalhado pela estrada.

A+ / A-

Manifestantes israelitas bloquearam esta segunda-feira camiões de ajuda humanitária com destino a Gaza, espalhando pacotes de alimentos nas estradas, no mais recente de uma série de incidentes que ocorreram ao mesmo tempo em que Israel se comprometeu a permitir o fornecimento ininterrupto de ajuda humanitária à Faixa de Gaza.

Quatro manifestantes, incluindo um menor, foram presos no protesto, no posto de controle de Tarqumiyah, a oeste de Hebron, na Cisjordânia ocupada por Israel, de acordo com um comunicado dos advogados que representam os manifestantes.

Vídeos que circularam nas redes sociais mostraram manifestantes a atirar mantimentos dos camiões para o chão, com o conteúdo das caixas abertas espalhado pela estrada.

Na semana passada, quatro pessoas foram presas no sul de Israel depois de um protesto semelhante por parte de israelitas que se opõem à entrega de mantimentos humanitários numa área controlada pelo movimento islâmico Hamas, segundo os seus advogados.

A polícia israelita não respondeu às questões.

Os protestos ocorreram num momento em que Israel enfrenta forte pressão internacional para intensificar o fluxo de ajuda para Gaza, onde organizações internacionais alertaram para uma grave crise humanitária que ameaça uma população de mais de 2 milhões de pessoas.

No domingo, as autoridades israelitas anunciaram a abertura de uma nova passagem para o norte de Gaza. Um porto temporário construído pelos Estados Unidos estará prestes a ser inaugurado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+