Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Refugiados menores sem família chegam ainda este mês a Portugal

13 jan, 2017 - 02:20

Presidente da CNIS avança que os jovens vão ficar instalados em cinco instituições sociais de Bragança, Ermesinde, Porto, Guimarães e Vila Real.

A+ / A-

Portugal recebe até ao final do mês o primeiro grupo de refugiados menores não acompanhados, avança à Renascença o presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS).

De acordo com o padre Lino Maia, os 22 jovens sem família são, maioritariamente, oriundos da Síria e da Eritreia.

Vão ficar instalados em cinco instituições sociais já identificadas, de Bragança, Ermesinde, Porto, Guimarães e Vila Real.

A CNIS está a cooperar com o Estado neste processo de acolhimento dos refugiados. Neste caso, são menores que vão ter as condições necessárias para a vida integrada na comunidade portuguesa.

“Terão condições para um crescimento com saúde, educação, com a acção social directa que vão precisar, para que sejam, o quanto possível, integrados na comunidade e cresçam harmoniosamente. Isto implica um conjunto de iniciativas, são menores que vêm de outras culturas, de uma religião diferente”, explica o padre Lino Maia.

De início, estes menores vão ficar a viver em instituições. Para o seu projecto de vida, a ideia é fazê-los regressar aos países de origem ou identificar famílias de acolhimento.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • A vêr vamos...
    13 jan, 2017 Setubal 11:29
    A vêr senão são menores de 20 e 30 anos como tem estado a acontecer, porque muitos no acto do registo tentam ludibriar as autoridades com a idade e proveniência.

Destaques V+