Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Capturados os dois argelinos que fugiram do aeroporto

13 jan, 2017 - 07:28 • Cristina Nascimento

Estrangeiros vão ser presentes a tribunal. O Governo procura não dar demasiada importância ao caso e fala em "tentativa desesperada de imigração ilegal".

A+ / A-

Os dois cidadãos argelinos que fugiram do aeroporto de Lisboa foram detidos, esta madrugada, na Gare do Oriente, confirmou a Renascença junto da fonte da Direcção Nacional da PSP.

Os homens foram apanhados por volta das 00h30, já junto à plataforma ferroviária, por uma equipa do Departamento de Investigação Criminal. A equipa, que estava ao corrente da fuga dos indivíduos, detectou os homens e, por considerar que a sua aparência era semelhante à descrição, abordou-os e pediu a identificação.

Os argelinos não ofereceram resistência e entregaram de imediato os passaportes, descreve à Renascença o Intendente Hugo Palma, relações-públicas da PSP. Agora, vão serão presentes a tribunal.

Os dois estrangeiros fugiram na quinta-feira do Aeroporto Humberto Delgado quando faziam escala em Lisboa num voo de Marrocos com destino à Argélia. Integravam um grupo de quatro pessoas, que entretanto não embarcaram no voo para a Argélia e ficaram detidos no centro de instalação temporária do SEF no aeroporto.

Os dois homens tinham fugido quando se procedia ao embarque de um grupo de cinco argelinos (quatro homens e uma mulher) em voo com destino a Argel, tendo "conseguido transpor a rede de protecção do aeroporto de Lisboa", explicou, em comunicado, a PSP.

Este é o quarto episódio do género em apenas seis meses.

Confrontado com este novo caso de fuga, o Governo procurou não dar demasiada importância. “É uma tentativa que existe de imigração ilegal e é recorrente em todos os aeroportos da Europa”, disse o secretário de Estado da Administração Interna em declarações à TVI 24.

Jorge Gomes prefere não falar em falha de segurança, mas antes “em tentativas desesperadas de pessoas que se disponibilizam quase a perder a vida para entrar na Europa”.

Outros casos

Esta não é a primeira vez que acontecem casos semelhantes no aeroporto de Lisboa, envolvendo igualmente cidadãos argelinos.

Em Outubro de 2016, o SEF e a PSP impediram a fuga de três passageiros chegados ao aeroporto de Lisboa num voo proveniente de Marrocos, numa acção que levou à detenção de seis cidadãos do norte de África que viajavam num voo oriundo de Casablanca, em Marrocos, com destino a Argel, capital da Argélia, com escala em Lisboa.

Em Setembro, um cidadão de nacionalidade argelina, que fazia a viagem entre a Argélia e Casablanca saiu ilegalmente do aeroporto de Lisboa.

No final de Julho, quatro homens foram detidos pela PSP no aeroporto de Lisboa por violação das regras de segurança, ao terem tentado fugir ao controlo de passaportes e "numa zona restrita", mais concretamente na pista de aterragem.

[notícia actualizada às 8h17]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    13 jan, 2017 Santarém 23:21
    O Rui Cunha acha que quando a ANA era pública isto não acontecia, então e não acha ainda que metade pertence ainda ao Estado e achará que alguma vez numa zona de fronteira a segurança do país está entregue a segurança privada? Como a casmurrice ideológica teima em não deixar as pessoas verem claro!.
  • Vasco
    13 jan, 2017 Santarém 23:13
    O aeroporto da Portela por este andar brevemente começa a ser famoso pelas fugas e a forma de atuar da policia portuguesa mais famosa ainda, isto parece uma história anedótica mas infelizmente é verdadeira e imagine-se agora se se tratar de bombistas dispostos a tudo sem amor à vida o que poderá vir a acontecer, penso que as forças de segurança estão necessitadas de mais e melhor treino.
  • Toninho Marreco
    13 jan, 2017 Vila Verde 14:26
    Mais dois a quem vamos ter que dar casa , alimentação , luz de graça , água de graça e um dinheirinho no fim do mês . É ASSIM A VIDA ... é esta a nossa sina ...
  • Luis
    13 jan, 2017 Lisboa 13:09
    Ao todo já foram 16. Isto já é uma vergonha Internacional. O Aeroporto de Lisboa é uma fronteira para a Europa. Que segurança podemos garantir a todos os Europeus em termos de terrorismo quando isto acontece a par e passo? O mais grave é que se está a assistir a um autêntico passa culpas entre todos os responsáveis. Ninguém é responsabilizado, ninguém se demite e ninguém é demitido. Continuamos a ser o País onde a culpa morre sempre solteira.
  • Rui Cunha
    13 jan, 2017 Ponta Delgada 11:54
    Quando a ANA era pública isto não acontecia.
  • Daniel
    13 jan, 2017 Porto 11:11
    Haverá algum problema com as árvores ou o ar ou os animais ou as montanhas ou os rios nesses países? Têm petróleo e gás natural e recursos naturais que nós não temos. Mas todos querem vir para a Europa como se houvesse algo mágico nesta terra que cria prosperidade. É a mesma magia que tem o Canadá, EUA, Austrália e Nova Zelândia. Por que será? O que terão os países ocidentais que os fazem prósperos?
  • tugatento
    13 jan, 2017 Amarante 11:10
    Ja se tornam recorrentes e preocupantes estas fugas. O que so vem demonstrar que a segurança no aeroporto de Lisboa é nula. Ha muita incompetência das autoridades.
  • José
    13 jan, 2017 Oeiras 10:18
    Se não é falta de segurança, o que é? Uma rebaldaria o tal aeroporto, nem policia nem sef conseguem evitar estas fugas, um dia destes vai haver surpresa.
  • Miguel
    13 jan, 2017 lisboa 09:47
    O que faz isto é a miséria.
  • Tó Zé da Burra
    13 jan, 2017 Lisboa 07:43
    Andam a treinar

Destaques V+