A+ / A-

Marcelo feliz com a eleição para a ONU: “Guterres é de facto excepcional”

05 out, 2016 - 17:19

António Guterres ganhou a sexta votação no Conselho de Segurança e não obteve qualquer veto por parte dos cinco membros permanentes (EUA, China, Rússia, França e Grã-Bretanha).

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da República reagiu com satisfação à eleição, dada como adquirida, de António Guterres para secretário-geral das Nações Unidas.

“António Guterres é, de facto, excepcional. Ele é excepcional”, afirma, adiantando que já felicitou o candidato e ex-primeiro-ministro português.

“Isto é muito bom para as Nações Unidas, mas é muito bom para Portugal. É muito bom para as Nações Unidas, porque é o melhor que é eleito e nós muitas vezes temos a sensação de que, a nível internacional, por causa dos equilíbrios, dos pesos e contrapesos, nem sempre é o melhor a ser escolhido. Aqui é o melhor a ser escolhido”, diz com convicção.

“E que coincidência no 5 de Outubro! Não podia haver melhor notícia para a democracia e para Portugal”, acrescentou.

“Tudo o que prestigia Portugal lá fora é importante para Portugal”, porque “o país passa a ser ainda mais conhecido e respeitado na cena internacional”, diz ainda o Presidente, para quem a vitória desta quarta-feira “é também uma vitória da transparência na vida política internacional”.

“Ganhou uma pessoa que entrou na corrida no início e correu-a toda até ao fim. Quando há uma maratona, é para ganhar a pessoa que corre a maratona toda e não apenas parte dela”.

Marcelo Rebelo de Sousa destaca ainda a “vocação muito especial” que Portugal teve, ao longo da sua história, “para ser uma plataforma entre culturas, civilizações e continentes. Isso foi agora reconhecido”.

“Não tínhamos anticorpos. A votação do senhor engenheiro António Guterres demonstrou isto: que, no momento decisivo, ninguém estava contra ele, reconhecendo o seu mérito e, de alguma maneira, a posição de Portugal no mundo, que é de diálogo e de fazer pontes”, conclui.

No final da votação no Conselho de Segurança, a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Samantha Powell, explicou aos jornalistas: "As pessoas queriam unir-se em volta de uma pessoa que impressionou ao longo de todo o processo e impressionou a vários níveis de serviço".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • O CATAVENTO
    08 out, 2016 lisboa 17:26
    Para o catavento é tudo excepcional! Xuxas...estalinistas...pantanosos...tudo uma maravilha!
  • Ao sr Salazar
    07 out, 2016 lisboa 17:44
    Excelente comentário cheio de verdade do Sr Salazar. Parabéns.
  • Virgílio Flor
    07 out, 2016 Portimão 15:03
    Acho brilhante. Acho que merece. Pode ser um sinal que os Deuses ainda não estão loucos...
  • Alberto
    06 out, 2016 Funchal 11:00
    Marcelo já pode ir insinuando a candidatura a 2º mandato. Até ontem estava aflito que Guterres fosse candidato...e seria derrota certa!
  • Eborense
    06 out, 2016 Évora 00:03
    É excepcional sim senhor! É dos poucos políticos que me merece respeito. Parabéns ao Engº Guterres e como português, desejo-lhe as maiores felicidade para o seu mandato. Também parabéns ao Prof. Marcelo pelo empenho que colocou na candidatura do Engº Guterres. O Prof. Marcelo está a demonstrar que é um verdadeiro democrata, contrariamente ao que a xuxalhada lhe chamava, aquando da campanha eleitoral.
  • Cidália Lage
    05 out, 2016 Murca 23:46
    Estou felicíssima! Não sobretudo por ser um português mas por set um homem bom,justo,capaz e extremamente inteligente, dialogante e humanista q tive o privilégio de conhecer, c ambas as famílias, num tempo q foi muito tranquilo e propício à amizade desinteressada. Muitos parabéns! Família Lage
  • Tugatento
    05 out, 2016 Amarante 23:21
    É daquelas noticias que me fazem sentir orgulho em ser Português.
  • SALAZAR
    05 out, 2016 LX 20:27
    AFINAL A CENSURA CONTINUA...
  • Manuel Sobreiro
    05 out, 2016 Lisboa 18:58
    Ah grande Guterres! Que orgulho para todos os portugueses.
  • SALAZAR
    05 out, 2016 LX 18:48
    GUTERRES FOI UM PÉSSIMO PRIMEIRO-MINISTRO E UM MAU ALTO COMISSÁRIO PARA OS REFUGIADOS. BASTA VER O ESTADO DA EUROPA ACTUAL A ESTE RESPEITO. ATÉ OS JORNAIS AMERICANOS DIZEM ISSO. MARCELO ELOGIA-O PORQUE NÃO TÊM, NEM NUNCA TEVE, A ESPINHA DORSAL QUE OS GRANDES HOMENS TÊM PARA DIZER AS VERDADES COM CORAGEM. MARCELO SEMPRE FEZ PARTE DO BLOCO CENTRAL DE INTERESSES QUE DESTRUIU PORTUGAL. FOI CONIVENTE COM ISSO. ELE TÁMBEM DIZIA MUITO BEM DO SEU MELHOR ESPÍRITO SANTO E ATÉ VAI CONDECORAR OS INÚTEIS DO MANUEL ALEGRE E DO OLIVEIRA MARTINS... NÃO PASSA DE UM PATETA QUE DEMONSTRA BEM PORQUE PORTUGAL ESTÁ NO FUNDO.

Destaques V+